Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16817
Autoria: Santos, Daniela Filipa Máximo dos
Orientação: Rodrigues, José Maria Azevedo
Portela, Sofia Lopes
Data: 18-Jun-2018
Título próprio: Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard
Referência bibliográfica: SANTOS, Daniela Filipa Máximo dos - Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/16817>.
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Farmácia comunitária
Gestão estratégica
Performance
Avaliação de performance
Controlo estratégico
Mapa estratégico
Setor farmacêutico
Strategic control
Balanced Scorecard
Community Pharmacies
Resumo: As empresas do setor farmacêutico foram nestes últimos 10 anos afetadas por inúmeras alterações, não só políticas como económicas e sociais. Assim sendo, tornou-se imprescindível ter uma gestão rigorosa e uma estratégia planeada. Por conseguinte, o Balanced Scorecard apresentado em 1992 por Kaplan e Norton e melhorado em 1996, permitiu auxiliar as empresas a organizarem a sua estratégia, alinhando-a e comunicando de forma clara e objetiva a todos os segmentos. Tendo em vista o sucesso ao longo dos anos em diversas empresas que aplicaram o este instrumento na sua gestão, este projeto empresa tem por objetivo contruir um mapa estratégico e um Balanced Scorecard aplicado à realidade das Farmácias Comunitárias. A metodologia usada baseou-se numa análise quantitativa de dados da farmácia e base de dados, tal como análise organizacional interna através de entrevistas semiestruturadas e inquéritos presenciais (Servperf) aos clientes da Farmácia. Concluiu-se que é possível construir um mapa estratégico simples e claro dos objetivos estratégicos da farmácia e apresentar o BSC desses mesmos objetivos organizados e percetíveis a toda a empresa de modo a enunciar as medidas, metas e iniciativas a realizar.
In the last 10 years, Pharmaceutical companies have been affected by numerous changes, not only political, but also economic and social. Therefore, it has become essential to have a strict management and a planned strategy. The Balanced ScoreCard introduced in 1992 by Kaplan and Norton and improved in 1996 has helped companies to organize their strategy by aligning it and communicating clearly and objectively to all segments. In view of the success over the years in several companies, that have applied this instrument in their management, this project aims to build a strategic map and a Balanced ScoreCard applied to the reality of Community Pharmacies. The methodology used was based on a quantitative analysis of pharmacy databases and external databases, as well as internal organizational analysis through semi-structured interviews and presencial inquires (Servperf) to Pharmacy clients. It is concluded that it is possible to construct a simple and comprehensive strategic map of the priority objectives of the Pharmacy and to propose the BSC of these same objectives, organized and perceived throughout the company in order to state the measures, goals and initiatives to be achieved.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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