Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1679
Autoria: Peres, Tatiana Geisel
Orientação: Trigo, Virgínia
Data: 2009
Título próprio: A importância do empreendedorismo e o sistema de franquias: o caso de uma rede de fast-food
Referência bibliográfica: PERESA, Tatiana Geisel - A importância do empreendedorismo e o sistema de franquias: o caso de uma rede de fast-food [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1679>.
Palavras-chave: Franchising
Empreendedorismo
Fast-food
Risco
Inovação
Proactividade
Recompensas financeiras e pessoais
Entrepreneurship
Risk
Innovation
Proactivity
Financial and personal rewards
Resumo: A presente dissertação é um estudo de caso e investiga a aplicação e a importância do empreendedorismo dentro de uma rede de franchising, especificamente no setor de fast-food. No referencial teórico são apresentadas as definições e características do empreendedorismo e do franchising, bem como as semelhanças, diferenças e conflitos entre estes dois temas, e as possíveis formas de solução. Em seguida, são apresentados os resultados de uma pesquisa de campo realizada junto aos franqueados e franqueador da rede, onde se procura identificar o nível de empreendedorismo existente dentre os franqueados e o incentivo a ações empreendedoras por parte do franqueador. Por fim, recomendações são apresentadas.
The present dissertation is a case study and investigates the application and importance of entrepreneurship in a franchising chain, specifically in the fast-food industry. In the theoretical references, definitions and characteristics of entrepreneurship and franchising, as well as conformities, differences and conflicts between both topics, and possible solutions are discussed. Next, the results of a field research conducted with the franchisees and franchisor of the chain are presented. The field research aims at identifying the level of entrepreneurship existent among the franchisees and the incentives to entrepreneurial actions from the franchisor’s side. Finally, recommendations are presented.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAO_TATIANA_GEISEL_PERES.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.