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http://hdl.handle.net/10071/1670
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Title: O Ensino Superior Artístico e o Valor da Escola numa perspectiva cultural: uma abordagem sociológica
Authors: Pereira, Sílvia Serrão de Moura Martins
Orientador: Costa, António Firmino da
Keywords: Escola
Cultura
Reflexividade
Ensino superior artístico
Políticas culturais
Políticas educativas
Públicos culturais
School
Culture
Reflexivity
Superior arts education
Cultural policies
Educational policies
Cultural audiences
Issue Date: 2009
Citation: PEREIRA, Sílvia Serrão de Moura Martins - O Ensino Superior Artístico e o Valor da Escola numa perspectiva cultural: uma abordagem sociológica [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1670>.
Abstract: Existe um conjunto de problemas de origem estrutural e conjuntural na sociedade contemporânea portuguesa que de certa maneira explicam – retratam – a dificuldade na implementação de políticas públicas para a educação e para a cultura. Além disto, o fenómeno da Globalização tem vindo a afectar a Educação (sistema educativo) e o Campo Cultural (agentes e instituições), uma vez que é também ao nível das dinâmicas – culturais e educativas – que ele se faz sentir e de forma reflexiva. Para além disto, são múltiplos os problemas que actualmente contribuem para uma difícil gestão da educação (escola) e da cultura. Todos eles, de diversas maneiras e com intensidades diferentes, parecem interferir na elaboração de estratégias educativas e culturais capazes – nomeadamente ao nível do Ensino Superior Artístico – reproduzindo por isso mesmo, distintas atitudes e comportamentos diferentes face ao mesmo problema, acabando por interferir, num primeiro nível, nas dinâmicas dos agentes culturais e num segundo nível, na construção de públicos para a cultura.
There is a set of structural and cyclical problems in contemporary Portuguese society that in some way explain—portray—the difficulty to implement public educational and cultural policies. Besides, the phenomenon of globalization has affected education (the educational system) and the cultural field (agents and institutions), given that it is also at the level of cultural and educational dynamics that it manifests itself, in a reflexive manner. Moreover, multiple problems currently contribute to a difficult management of education (school) and culture. All of them, in diverse ways and with differing intensity, seem to interfere in the elaboration of capable educational and cultural strategies—namely at the level of Superior Arts Education—reproducing for that same reason different attitudes and behaviours as a response to the same problem, ending up interfering, at a second level, in the construction of cultural audiences.
URI: http://hdl.handle.net/10071/1670
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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