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http://hdl.handle.net/10071/16696
acessibilidade
Title: Gestão do risco nas organizações da economia social: abordagens estratégicas e seu efeitos no cumprimento dos objetivos de impacto social
Authors: Santos, Márcia Rafaela Cadete dos
Orientador: Laureano, Raul M. S.
Keywords: Gestão do risco
Economia social
Terceiro sector
Estratégia organizacional
Impacto social
Stakeholders
Social economy
Nonprofit
Third sector
Strategic risk management
Social impact
Stakeholder
Issue Date: 7-Jun-2018
Citation: SANTOS, Márcia Rafaela Cadete dos - Gestão do risco nas organizações da economia social: abordagens estratégicas e seu efeitos no cumprimento dos objetivos de impacto social [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17633>.
Abstract: A Economia Social, também designada por Terceiro Setor, a que pertencem as organizações sem fins lucrativos e de caráter voluntário, tem vindo a crescer e ganhar importância internacional, nacional e local em muitos países, devido ao papel cada vez mais relevante que desempenha na sociedade. As partes interessadas das Organizações da Economia Social (OES) têm um interesse cada vez maior em compreender o desempenho das OES quanto aos objetivos de impacto social. O contexto endógeno e exógeno às OES é caracterizado por fatores que influenciam o seu desempenho na condução dos projetos, podendo gerar problemas ou oportunidades a que os objetivos de impacto social do projeto estão vulneráveis. Com base em entrevistas com responsáveis por 20 projetos de OES (POES), conduzidas entre 2015 e 2017, foi possível (i) mapear as vulnerabilidades e caracterizar os riscos associados aos POES; e (ii) caracterizar as respostas aos riscos desenhadas pelas OES a fim de reduzir a incerteza quanto ao cumprimento dos objetivos de impacto social prosseguidos. É apresentado um quadro de modelação da dinâmica de cooperação entre os atores e as restrições do contexto, o qual assume um formato triangular ligado pela natureza das vulnerabilidades financeiras, relações-humanas e alianças. A definição de um quadro conceptual de gestão e avaliação dos projetos das OES, na ótica das estratégicas de resposta aos riscos inerentes às vulnerabilidades do contexto, é defendido como o ponto de partida para a redução da incerteza quanto ao cumprimento dos objetivos de impacto social. Tal implica construir um plano de respostas aos riscos identificados e torná-lo parte da estratégia, governança e práticas diárias de gestão dos POES.
The Social Economy, also known as third sector or voluntary sector, is composed of non-profit organizations. The Social Economy is rapidly gaining in visibility at international, national and local levels in most countries, due to the increasingly relevant role it plays in society. The Social Economy organizations stakeholders are becoming more and more interested in social impact aspect of organization’s performance. In the context of Social Economy organizations (SEO), several factors influence their performance when conducting projects. Depending on how SEO act, these factors can become opportunities or barriers to social impact goals. Using data from 20 interviews with SEO managers conducted between 2015 and 2017, we proposed (i) to map the vulnerabilities and the risks SEO face in the context of the projects they conduct, and (ii) to understand how managers design a risk response plan to reduce uncertainty regarding the achievement of the social impact goals pursued. In this research, a framework is proposed for modeling the dynamic interactions between the actors and the contextual constraints of the SEO’s projects, which assume a triangular format shaped by the nature of the vulnerabilities: financial, human relations and alliances. It is argued that an evaluation framework for SEO, based on strategies to manage risks coming from vulnerabilities, constitutes the foundation of risk mitigation for reducing uncertainty around social impact accomplishment. This may be combined with a specific risk response planning that needs to be embedded in the SEO project’s strategy, governance and everyday managerial practices.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16696
Thesis identifier: 101562462
ISBN: 978-989-781-035-0
Designation: Doutoramento em Gestão
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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