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http://hdl.handle.net/10071/16611
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Title: «O Fecho da Abóboda»: o Museu de Arte Popular e a ação do Secretariado da Propaganda Nacional
Authors: Oliveira, Alexandre Manuel Morais Costa de
Orientador: Pais de Brito, Joaquim
Keywords: Antropologia
Etnografia
Folclore
Museu
Propaganda política
Estado Novo
Portugal
Arte popular
Museum
Folk art
Ethnography
Folklore
Issue Date: 12-Mar-2018
Citation: OLIVEIRA, Alexandre Manuel Morais Costa de - «O Fecho da Abóboda»: o Museu de Arte Popular e a ação do Secretariado da Propaganda Nacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/16611>.
Abstract: Este trabalho pretende ser um estudo de etnografia sobre o Museu de Arte Popular e sobre os processos que levaram à sua criação. Tendo por base a investigação documental em arquivos históricos e bases teóricas da etnografia histórica e da museologia, esta tese revela, em primeiro lugar, um processo de construção de um discurso folclorista inserido nas iniciativas de propaganda política do Secretariado da Propaganda Nacional e no próprio percurso profissional de António Ferro. Neste contexto, o Museu de Arte Popular foi apresentado como a síntese final dessa política, o «Fecho da abóbada» da propaganda folclorista do Secretariado. A pesquisa empírica revelou também, que para além do discurso oficial, a criação do museu foi um processo longo, conflituoso e ocasional. Em segundo lugar, esta investigação revela a existência da instituição ao longo do tempo até ao seu encerramento. O museu cedo deixa de ser uma prioridade dentro do Secretariado, ficando os seus diretores e conservadores limitados na sua ação sem poderem contrariar a degradação do seu edifício e das suas coleções. Do mesmo modo, as iniciativas das sucessivas tutelas para a renovação e transformação daquele museu não conseguiram lograr resultados. O acompanhamento no terreno do debate público que ocorreu sobre o destino do Museu de Arte Popular, revelou a existência de um desconhecimento generalizado sobre o seu passado e sobre os objetivos desejados pelos seus criadores. Esta tese pretende assim, contribuir para a clarificação e enriquecimento do conhecimento sobre aquele museu.
This thesis is an ethnographic study about the Museu de Arte Popular (Folk Art Museum) in Lisbon and the historical processes, which led to its creation. Based on the documental research in historical archives and the theoretical bases of historical ethnography and museology this thesis reveals, first of all, the construction process of the folklore-based discourse which was part of the Secretariat for National Propaganda politics and also from Antonio Ferro professional career. In this context the Museu de Arte Popular was presented as the final synthesis of that politic, the “keystone” for the Secretariat folklore-base propaganda. The empirical research also revealed a reality beyond the official propaganda, the creation and development of the museum was, in reality, a long, conflicted and random process. On second hand, this research reveals the museum existence until its closing. The museum quickly ceases to be a priority for the Secretariat. Directors and curators have their action limited and unable to counteract the building and the collections degradation. In the same way, the successive initiatives by the administration for the museum renewal and transformation were unable to achieve positive long-term results. The public debate regarding the museum future purpose has revealed a general lack of knowledge regarding its past and the original purpose as envisaged by its creators. This thesis proposes to contribute for the clarification and enrichment regarding the current knowledge about the Museu de Arte Popular.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16611
Thesis identifier: 101571291
Designation: Doutoramento em Antropologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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