Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16564
Autoria: Silva, Teresa Baeta da
Orientação: Rosa, Álvaro Augusto da
Data: 26-Fev-2018
Título próprio: Digital strategy in master programs in management in Portugal
Referência bibliográfica: Silva, T. B. da (2018). Digital strategy in master programs in management in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16564
Palavras-chave: Management
Higher education marketing
Masters in management in Portugal
Master programs in management
Marketing strategy in higher education in Portugal
Digitalization in universities and institutions
Social Media
Digital
Globalization
Internet
Quality evaluation and mobile business
ICT Management
Gestão
Marketing
Ensino superior
Digitalização
Rede social
Avaliação da qualidade
Rede social
Globalização
Portugal
Resumo: The Portuguese Higher Education portfolio has expanded over the years and is characterized by a range of universities. Not only with the transformation that the industry suffered through the Bologna Process, but also with the mobility between the members of the EU, the number of graduates with master’s degree has grown as well. Many universities have started showing signs of adaption of digital marketing to promote the programs towards its audience. It sounds pertinent to develop this study to analyze the implications of the adoption of digital infrastructure for the attraction and retention of its primary stakeholders and, this thesis consists in analyzing that. Many higher education programs worldwide have been using digital marketing in its activities, so analyzing the opportunity in the Portuguese market can come as a benefit for Portugal. After a precise definition of a set of concepts regarding strategy, marketing, digital and higher education market, an online questionnaire took place, and the results show students are digitally present. However. this does not happen for institutions, and there is a gap that needs to be tackled. After analyzing them in the following section, discussion on the analysis and recommendation for higher education programs such as management in Portugal follows.
Esta tese debruça-se em analisar os possíveis efeitos de uma abordagem digital de marketing para as universidades portuguesas do ensino superior, nomeadamente no mestrado de Gestão. Por sua vez, é possível criar uma relação mais harmoniosa com o alvo, conquistando um leque maior com futuros estudantes. Nos últimos anos, foi registado um crescimento da adoção da tecnologia e da sua respetiva prática para promover os programas de instrução. No entanto, as universidades, apesar de adotarem conceitos de marketing e beneficiarem de vantagens, necessitam de adaptar-se às mudanças potenciadas pela revolução digital. Este tópico desenvolvido na tese surgiu com a noção do crescimento da competitividade do mercado no ensino superior, tanto no publico como no privado. Os números registados cresceram com a entrada de Portugal na União Europeia e pela alteração da educação no país com a Declaração de Bolonha. Consecutivamente, aumentou o número de estudantes com o título de mestre em área abordada. Nesta investigação, realizou-se um inquérito com o intuitivo de conhecer quais são os fatores e critérios mais relevantes na escolha de um programa de mestrado em Gestão. Com base no questionário online, foi possível indagar possíveis oportunidades a aproveitar pelas instituições do ensino, como forma de melhorar e inovar o programa de ensino, tendo em conta outros valores.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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