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http://hdl.handle.net/10071/16395
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Title: Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
Authors: Fonseca, Eduardo Jorge Barbosa
Orientador: Andrade, Marina Alexandra Pedro
Keywords: Gestão
Indicadores macroeconómicos
Venda
Automóvel
Preço de venda de automóveis usados
Mercado automóvel
Retoma macroeconómica
Selling price of used cars
Macroeconomic indicators
Automobile markets
Macroeconomic recovery.
Issue Date: 15-Dec-2017
Citation: FONSECA, Eduardo Jorge Barbosa - Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/16395>.
Abstract: Esta investigação centra-se na forma como a retoma económica, ainda que ténue, pode impactar o preço de venda de automóveis usados. Este período de recuperação foi precedido por uma grave recessão económica, que obrigou a uma mudança nos padrões de comportamento dos consumidores face ao consumo, que se tornou cada vez mais racional, afetando a indústria automóvel. A presente investigação visa, então, perceber quais são as principais variáveis que influenciam o preço médio de venda de automóveis usados, e de que forma é que o fazem. Para o efeito, o autor recorreu a um modelo de regressão Linear, utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários. Numa primeira fase, foram incluídas todas as variáveis macroeconómicas e características próprias da viatura que se consideraram ser mais relevantes para o estudo. Posteriormente, o autor trabalhou uma out-of-sample que continha os dados relativos a 2016, por forma a aferir a fiabilidade do seu modelo. Tendo em consideração a pouca informação relativa ao mercado secundário de automóveis em Portugal, o autor contou com a colaboração da LeasePlan Portugal, que forneceu os dados referentes à venda de viaturas usadas no período 2008-2016. Os resultados permitiram apurar que o modelo possui uma boa capacidade de previsão, embora apresente algum desvio de erro médio no preço, motivado pela elevada quantidade de variáveis independentes. A relevância deste modelo, que foi desenvolvido para responder eficazmente ao atual cenário macroeconómico, explica-se por este poder ser considerado uma ferramenta indispensável para as empresas gerirem e avaliarem o valor real dos seus ativos.
This research focuses on how the economic recovery, however tenuous, can impact the sale price of used cars. This period of recovery was preceded by a severe economic recession, which forced the consumers to change their consumption behavior patterns that became increasingly rational, affecting the car industry. The aim of the present investigation is to understand which are the main variables that influence the average selling price of used cars, and in what way they do it. For this purpose, the author applied a linear regression model, using the ordinary least squares method. Firstly, all the macroeconomic variables and vehicle characteristics that were considered to be relevant to the study were included. Secondly, the author worked on an out-of-sample that contained data from 2016, in order to assess the reliability of the model. Taking into account the lack of information regarding the secondary car market in Portugal, the author was fortuned to be able to count with the assistance of LeasePlan Portugal, which has provided data on the sale of used cars for the period 2008-2016. The results allowed to verify that the model has a good predictive capacity, even though it presents some deviation errors on the on the average selling price of used cars. This can be partially explained by the presence of many independent variables. The relevance of this model, which was developed to respond effectively to the current macroeconomic scenario, is explained by the possibility to the used as a tool for companies to manage and evaluate the real value of their assets.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16395
Thesis identifier: 201811405
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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