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http://hdl.handle.net/10071/16365
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Title: A internacionalização das empresas portuguesas do setor do calçado em contexto de crise económica, no período 2008-2015
Authors: Guapo, Maria Clara de Sucena Marques de Queirós
Orientador: Figueiredo, Carlos Manuel Inácio
Sequeira, António Manzoni de
Keywords: Internacionalização das empresas
Comércio internacional
Estudos sectoriais
Indústria do calçado - 2008-2015
Internationalization
International trade
Economic and financial crisis
Footwear sector
Issue Date: 22-Dec-2016
Citation: GUAPO, Maria Clara de Sucena Marques de Queirós - A internacionalização das empresas portuguesas do setor do calçado em contexto de crise económica, no período 2008-2015 [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/16365>.
Abstract: Numa economia mundializada, em que se assiste a uma rápida evolução do contexto em que as empresas competem, a internacionalização deixou de ser mera estratégia de expansão do negócio, para passar a ser uma questão de sobrevivência. Nas últimas décadas, o setor português do calçado reinventou-se, assumiu o desafio da internacionalização e tornou-se extremamente competitivo. Na presente investigação procura-se avaliar a dinâmica de internacionalização e o desempenho das empresas portuguesas deste setor no período 2008-2015 e identificar as perspetivas futuras. Como forma de enquadramento da investigação, é apresentada uma revisão da literatura científica e analisada informação estatística para caracterização do setor do calçado. Através de uma metodologia qualitativa de estudo de caso, assente em entrevistas semiestruturadas a líderes de empresas portuguesas do setor, torna-se manifesto, apesar da crise económico-financeira internacional, o crescimento do setor, no período 2008-2015 e evidente a importância da internacionalização das empresas para este crescimento. A dinâmica de internacionalização das empresas do calçado caracteriza-se por uma forte vocação exportadora, essencialmente para países europeus, mas com uma clara tendência futura de diversificação dos mercados de destino. Os principais fatores de competitividade relativamente aos concorrentes nos mercados externos, simultaneamente identificados como os principais fatores que potenciaram o crescimento do setor no período em estudo, passam pela aposta contínua na diferenciação, através da qualidade e design inovador dos produtos e pela flexibilidade no desenvolvimento dos mesmos. Como pista de investigação futura, sugere-se a aplicação da metodologia proposta a uma amostra mais abrangente de empresas portuguesas do setor do calçado.
In this worldwide economy, where the environment in which companies compete is changing every day, internationalization is no longer a matter of strategy or a way of expanding the business, instead it has become a matter of survival. The Portuguese footwear sector reinvented itself in the last decades, taking on the challenge of internationalization and becoming extremely competitive. The goals of this research are to evaluate the dynamics of internationalization and the performance of Portuguese companies in this sector from 2008 to 2015 and to identify future perspectives. The framework of this thesis is based on a scientific review of the literature and statistical analysis, allowing to get a picture of the footwear sector. Through a qualitative methodology of case study, based on semi-structured interviews with leaders of Portuguese companies, the growth of the sector in this period - to which internationalization had an important role - becomes evident, despite the international economic and financial crisis. The dynamics of the internationalization is characterized by high exports, mainly to European countries, but with a clear future ambition of attaining new markets. The constant bet on differentiation through the quality, innovative design of the products and the flexibility in the development were simultaneously identified as the most important factors of competitiveness rather than to external competitors and as the boosters of growth in the period under study. For future research, it is suggested to apply the same methodology to a larger sample of Portuguese companies in this sector.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16365
Thesis identifier: 201811243
Designation: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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