Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/1633
Autoria: | Madeira da Silva, Teresa |
Data: | 2009 |
Título próprio: | As artes plásticas na configuração da arquitectura: três edifícios modernistas lisboetas |
Título do evento: | 8º Seminário Docomomo Brasil. Cidade moderna e contemporânea: síntese e paradoxo das artes |
Palavras-chave: | Arquitetura Artes plásticas modernismo |
Resumo: | Esta comunicação procura investigar a interacção entre as artes plásticas e a
arquitectura a partir de três casos de estudo – três edifícios modernistas, construídos em
Lisboa nas décadas de 50 e 60 do século XX. Os edifícios escolhidos são, o Hotel Ritz (1952-
-1959), projectado pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, o Bloco das Águas Livres
projectado pelos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral (1955-56),
e a Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-1969), projectado pelos
arquitectos Ruy Jervis d’Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa. A escolha dos edifícios
tem como critério prévio o facto de revelarem, no contexto português, a tendência da época de
integração das artes plásticas, a partir de uma grande diversidade de formas de expressão
artísticas, desde a pintura mural, aos baixo-relevos, até aos elementos de paisagismo, como
formas de incorporar as artes plásticas na arquitectura (espelhos de água, esculturas, etc.).
O objectivo proposto nesta comunicação é, para além de, entender as relações entre
as artes plásticas e a arquitectura no modernismo (ou movimento moderno), perceber de que
forma estas interagem na configuração arquitectónica e no seu significado. Explorar quais as
potencialidades e os limites da integração das artes plásticas na arquitectura é um dos
aspectos a pesquisar neste trabalho tendo em conta os aspectos conceptuais e funcionais dos edifícios. Abstract. This paper investigates the interaction between fine arts and architecture, supported on three case studies. These, refers to three modern building built in Lisbon, during the 50’s and 60’s of 20th century: the Hotel Ritz (1952-1959), planed by architect Porfírio Pardal Monteiro, the Bloco das Águas Livres planed by architects Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral (1955-56), and the Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-1969), planed by architects Ruy Jervis d’Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa. Supporting the selection of the choosen building was the fact that they reveal in the Portuguese context the integration of the fine art’s in architecture. This integration could be manifested through a great variety of forms of expression: mural painting, bas-reliefs and elements of landscape (water’s mirrors, sculptures, etc.) The aim of this paper is too identify the relationship between fine arts and architecture during the modern movement in Portugal. And too, determine how does the fine arts manifest in the architectural configuration and on its interpretation. The exploration of the potentialities and the limits of such integration of the fine arts and architecture constitutes one of the issues to investigate in this paper, support on the conception and functional characteristics of the buildings. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DAU-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Microsoft Word - DOCOMOMO 3.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.