Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16311
Author(s): Mateus, S.
Date: 2017
Title: Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar
Pages: 114-128
ISBN: 978-85-63473-27-1
Abstract: Neste texto faz-se uma reflexão sobre os marcadores de diferença, que têm sido desde há muito observados como primados explicativos do sucesso escolar. Os contributos mais especializados tendem a focar-se num marcador específico – o género, a classe social, a origem étnica, entre outros. Mas as articulações estes vários marcadores produzem também efeitos específicos nas trajetórias. Procura responder à questão: na educação, de que forma os marcadores sociais de diferença se coligam e sobrepõem, e com que efeitos? Tem por base o conhecimento produzido em pesquisas realizadas em Portugal, que analisaram as trajetórias e experiências escolares de jovens descendentes de imigrantes em vários níveis de ensino – 2º ciclo do ensino básico, 3º ciclo do ensino básico e ensino superior.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Articulacao_e_cumulatividade.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.