Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16311
Autoria: | Mateus, S. |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar |
Paginação: | 114-128 |
ISBN: | 978-85-63473-27-1 |
Resumo: | Neste texto faz-se uma reflexão sobre os marcadores de diferença, que têm sido desde há muito observados como primados explicativos do sucesso escolar. Os contributos mais especializados tendem a focar-se num marcador específico – o género, a classe social, a origem étnica, entre outros. Mas as articulações estes vários marcadores produzem também efeitos específicos nas trajetórias. Procura responder à questão: na educação, de que forma os marcadores sociais de diferença se coligam e sobrepõem, e com que efeitos? Tem por base o conhecimento produzido em pesquisas realizadas em Portugal, que analisaram as trajetórias e experiências escolares de jovens descendentes de imigrantes em vários níveis de ensino – 2º ciclo do ensino básico, 3º ciclo do ensino básico e ensino superior. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Articulacao_e_cumulatividade.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.