Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Integrated Search
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/16294
acessibilidade
Title: Qualidade de vida no trabalho: uma análise comparativa de docentes do Brasil e de Portugal
Authors: Águia, Eliane Pereira
Orientador: Nascimento, Generosa do
Keywords: Gestão de empresas
Qualidade de vida
Qualidade no trabalho
Motivação
Stress
Análise comparativa
Docente
Portugal
Brasil
Qualidade de vida
Motivação
Estresse
Satisfação no trabalho
Quality of life
Motivation
Stress
Satisfaction
Issue Date: 9-Nov-2017
Citation: Águia, E. P. (2017). Qualidade de vida no trabalho: uma análise comparativa de docentes do Brasil e de Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16294
Abstract: A qualidade de vida no trabalho tem sido um dos grandes desafios nas organizações, pois qualquer fator que gere estresse, falta de motivação e afins, implica diretamente na vida dos profissionais e consequentemente no resultado das empresas. A importância desta temática está a ganhar destaque tanto no meio empresarial como no meio acadêmico. Este trabalho tem como objetivo o tema a qualidade de vida de docentes em um estudo comparativo entre docentes brasileiros e docentes portugueses. Para realização da mesma foram aplicados dois instrumentos em conjunto: o Job Stress Scale, de Karasek, e o WHOQOL, da OMS, para um universo de 200 docentes, distribuídos por Instituições de Ensino do Brasil e Portugal. O estudo investigou a qualidade de vida dos docentes através de um questionário aplicado sob forma de pesquisa. Para essa análise foram consideradas dimensões de qualidade de vida, tanto quanto o ambiente de trabalho e fatores de estresse. Parar melhor avaliar essas dimensões foi realizada uma análise exploratória dos dados aplicando estatística descritiva conforme recolha de dados. Os achados demonstraram que as pressões de estresse no trabalho e a administração de sintomas de falta de planejamento de tarefas influenciam significativamente o nível de satisfação, a percepção de qualidade de vida dos docentes, enquanto estratégias de controle, bem como preocupações e cuidados com saúde, implicam na diminuição dessa percepção
The quality of life at work has been one of the great challenges in organizations, since any factor that generates stress, lack of motivation and the like implies directly in the life of the professionals and consequently in the result of the companies. The importance of this theme is gaining prominence in both business and academic. The objective of this study addresses quality of working life of teachers in a comparative study between Brazilian teachers and Portuguese teachers. Two instruments were applied together: Karasek's Job Stress Scale and WHOQOL, to a universe of 200 teachers, distributed by Educational Institutions in Brazil and Portugal. The study investigated the quality of life of teachers using a questionnaire applied as research. For this analysis were considered quality of life dimensions, as well as the work environment and stress factors. To better measure these dimensions, an exploratory analysis of the data was performed applying descriptive statistic method as collection datas. The findings show that work stress pressures and lack of symptom management significantly influence teachers' perception of quality of life and the level of satisfaction while control strategies, as health concerns and care, imply the reduction of this perception.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16294
Thesis identifier: 201828979
Designation: Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_eliane_pereira_aguia.pdf659.54 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.