Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/16259
acessibilidade
Title: O BIM no ensino da arquitetura em Portugal. Plano de mobilidade pedonal de Paredes - Passadiço do Alviela
Authors: Pepe, Micael Raposo
Orientador: Resende, Ricardo
Pinto, Pedro
Botelho, Pedro
Keywords: Arquitetura
Ensino
Indústria da construção civil
Mobilidade
Zona para peões
Portugal
BIM
Ensino
Portugal
Education
Architecture
Issue Date: 22-Nov-2017
Citation: PEPE, Micael Raposo - O BIM no ensino da arquitetura em Portugal. Plano de mobilidade pedonal de Paredes - Passadiço do Alviela [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/16259>.
Abstract: A implementação do BIM na Indústria da Construção está a desencadear uma resposta por parte das Instituições de Ensino Superior. Através da análise de casos de estudo nacionais e internacionais, é feita uma refl exão sobre a implementação desta metodologia nos cursos de arquitetura em Portugal. A procura de profi ssionais qualifi cados com conhecimentos e competências em BIM tem aumentado nos últimos anos, no seguimento da digitalização do setor. Como forma de preencher esta lacuna no mercado, foram surgindo pequenos cursos de formação especializada direcionados aos agentes destas Indústria. Por outro lado, o meio académico tem feito um esforço para incluir estes conteúdos nos curricula de cursos de engenharia e arquitetura, formando uma nova linha de profi ssionais. Por contraposição de Portugal com países tecnologicamente mais desenvolvidos, como os Estados Unidos da América, o Reino Unido ou a França foi possível concluir que em território nacional, o grau de implementação destes conceitos no ensino superior está ainda numa fase bastante inicial, sendo apenas ensinadas as ferramentas, maioritariamente para modelação 3D. Esta situação, em consonância com a proliferação de cursos especializados e o aparecimento de cursos superiores profi ssionais, sugere um novo ramo de atuação dentro das áreas que atuam em ambiente construído, destinado à formação de um novo tipo de profi ssional – um “desenhador na era digital”. Concluiu-se ainda que, um verdadeiro especialista em BIM deve possuir formação base em engenharia ou arquitetura, pelo que se apresenta neste trabalho uma proposta para inclusão desta metodologia no Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL
The implementation of BIM in the Construction Industry is triggering a response from the Higher Education Institutions. Through the analysis of national and international case studies, it is studied the level of implementation of this methodology in architecture education, in Portugal. The demand for qualifi ed professionals with BIM knowledge and competences has increased during the last years, following the digitalization of the sector. To fulfi l this gap in the market, short-term specializations have appeared for industry players. In other hand, the Academy has been updating the curricula of architecture and engineer degrees to include these contents, originating a new set of upskilled graduates. By comparing Portugal with countries technologically more developed, such as the United States of America, United Kingdom or France it was possible to testify the early stage of implementation of these contents, in the Portuguese Higher Education, being taught only the tools, mainly for 3D modelling. This situation, along with the dissemination of specializations and the arising of professional degrees at Professional Higher Education Institutions suggest a new career in the Built Environment, towards the education of a new player – “a draftsman in the digital age”. It was also concluded that a true BIM specialist must possess a degree in architecture or engineer, which fostered the proposal of this work, to include this methodology in the Integrated Master of Architecture at ISCTE-IUL.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16259
Thesis identifier: 201782391
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.