Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16256
Autoria: Lajas, R. A.
Santana Pereira, J.
Data: 2018
Título próprio: Aplicações de ajuda ao voto: que efeitos nos utilizadores portugueses?
Volume: 13
Número: 24
ISSN: 1646-1479
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/cp.2142
Palavras-chave: AAV
EU Profiler
Eleições europeias
Efeitos
Campanhas
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para a discussão em torno das Aplicações de Ajuda ao Voto (AAV) em Portugal. Os estudos anteriores sobre as AAV em Portugal incidiram sobretudo no perfil dos utilizadores ou em aspetos metodológicos relativos ao processo de criação destas ferramentas. Por esse motivo, conhecemos muito pouco sobre os efeitos que estas ferramentas podem ter nos utilizadores portugueses. Neste artigo, analisamos uma panóplia de efeitos reportados pelos utilizadores da versão portuguesa da EU Profiler, a primeira AAV no país, e demonstramos que a perceção de eficácia política interna e os hábitos de consumo de informação são os melhores preditores da maioria dos efeitos provocados pela EU Profiler, enquanto o posicionamento ideológico apenas é capaz de explicar efeitos de reforço, orientação e conversão.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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