Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16004
Autoria: Fernandes, A. L.
Alturas, B.
Laureano, R. M. S.
Data: 2017
Título próprio: Tipologia hoteleira baseada na competência em tecnologias da informação
Paginação: 2286-2291
ISSN: 2166-0727
ISBN: 978-989-98434-7-9
DOI (Digital Object Identifier): 10.23919/CISTI.2017.7975883
Palavras-chave: Competência em tecnologia da informação
Indústria da hotelaria
Fatores contingenciais
Cluster
Resumo: O presente estudo teve como objetivo classificar os tipos de estabelecimentos hoteleiros em termos do nível de competências em TI e caracterizar cada grupo de acordo com as fatores contingenciais. O estudo teve como foco a indústria da hotelaria de Portugal, sendo que foi realizado com cento e sessenta e três profissionais da hotelaria, considerando gestores e colaboradores, em estabelecimentos das categorias de 3, 4 e 5 estrelas. A análise de cluster foi conduzida de acordo com o Critério de Ward e a avaliação dos três grupos retidos foi realizada por meio do teste ANOVA, revelando diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Os grupos foram classificados como de alto, médio e baixo nível de competências em TI. Os resultados da caracterização dos grupos apresentaram contradições em relação à literatura, principalmente no que tange aos aspectos da categoria e do tamanho dos hotéis. Além disso, os resultados revelam que o alto nível de competências em TI pode estar intimamente relacionado com a formação e a maturidade dos profissionais.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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