Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15881
acessibilidade
Title: Plano de negócio de uma produtora de eventos : evento "It's happenning"
Authors: Fernandes, Daniel Índias
Orientador: Nascimento, Generosa
Keywords: Gestão de empresas
Higiene no trabalho
Segurança no trabalho
Controlo de gestão
Avaliação do desempenho
Arts and culture
Events
Sustainability
Social economy
Music
Issue Date: 15-Dec-2017
Citation: FERNANDES, Daniel Índias - Plano de negócio de uma produtora de eventos : evento "It's happenning" [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15881>.
Abstract: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a viabilidade de implementação de um evento cultural ao abrigo da cooperativa Arte Viral CRL com sede em Lisboa, Portugal. O setor da cultura, especificamente das AE, tem-se vindo a desenvolver nas últimas décadas, observando-se um crescimento acentuado no número de sessões efetuadas, bilhetes vendidos e receitas. A participação em eventos culturais faz cada vez mais parte da nossa maneira de ser proporcionando momentos de lazer, educação, relaxamento e, acima de tudo, de convívio e partilha de novas ideias. Nota-se também uma rotina de trabalho/lazer cada vez mais presente nos hábitos da população, havendo um adesão crescente a eventos desta índole. O número de festivais tem vindo a aumentar nos últimos anos bem como eventos musicais, teatrais, circenses, entre outros, eventos muitas vezes realizados por entidades estrangeiras que procuram as condições do mercado Português para desenvolver os seus eventos. No entanto apesar da crescente quantidade de eventos, a sua variabilidade bem como a aposta em áreas diversificadas (para além de música e teatro) tem sido reduzida, observando-se uma fraca aposta em pequenos artistas e/ou emergentes, sobrevalorizando-se os grandes artistas internacionais, assim como uma fraca consciencialização do papel que a arte tem no nosso dia-a-dia. Por outro lado, o participante é, cada vez mais, um mero espetador, observando-se uma grande distância entre o mesmo e o artista em eventos culturais. Torna-se portanto necessário desenvolver novos tipos de eventos que alterem o "status quo" e se destaquem pelo seu impacto social, económico e cultural. Graças ao crescente interesse por parte das empresas privadas em participar neste tipo de eventos (utilizando o evento de forma a comunicar as marcas aos seus targets) e ao país estar a sair do estado de crise em que se encontrava torna-se premente desenvolver estratégias inovadoras que solucionem ambos os problemas de uma forma escalável e sustentável.
This Master's Dissertation aim is to analyze the feasibility of the implementation of a cultural event producer as a project under the cooperative Arte Viral CRL having its headquarters in Lisbon, Portugal. The culture sector, specifically the Arts & Events, has been developing in the last decades while having an increase in the number of sessions, tickets sold and revenue. Participation in cultural events is becoming part of our way of being, providing moments of leisure, education, and relaxation and, above all sharing of new ideas. The duality work / leisure is becoming a routine in the population’s day-to-day lives and there is an increasing adherence to such events. The number of festivals has been increasing in recent years as well as concerts, theaters, circus, among others, events, often produced by international entities interested in participating in the Portuguese market. However, although the number of events has been increasing, its variability and diversification (in addition to music and theater) has been reducing, with a lack of investment on small and / or emerging artists, overvaluing international artists as well as a lack of awareness of art’s everyday role. On the other hand, the distance between the participant and the artist is big, making him a mere spectator in cultural events. It is therefore necessary to develop new models for events that alter the "status quo" and stand out for their social, economic and cultural impact. Thanks to the growing interest of private companies’ participation in this kind of events (using the event to communicate the brands to their targets) and to Portugal getting out of the crisis, it is becoming urgent to develop innovative strategies solve both problems in a scalable and sustainable way.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15881
Thesis identifier: 201809028
Designation: Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
daniel_indias_fernandes_diss_mestrado.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.