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http://hdl.handle.net/10071/15769
Autoria: | Sobral, Madalena Maria Igreja Ferrari |
Orientação: | Marques, Susana Henriques |
Data: | 18-Dez-2017 |
Título próprio: | The perfect dose can be the right choice |
Referência bibliográfica: | Sobral, M. M. I. F. (2017). The perfect dose can be the right choice [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15769 |
Palavras-chave: | Marketing plan Laundry care market Henkel Persil perfect dose Marketing Estratégias de marketing Indústria Portugal |
Resumo: | Since founded a subsidiary in 1989 Henkel Ibérica continues to be one of the most
innovative companies in the detergents industry in Portugal, being number one in a lot
of country in the world. Persil, the most challenging brand of the company since 1907,
has having a huge evolution since quality, sales and portfolio, being the brand number
two in the detergents industry in Portugal.
In 2015 one of the innovations of this brand came to challenge the market with a new
package, believing to be a revolution to the end of waste. After few months since the
launch of the product, the sales started to be lower than the expectations of the
company, seeing itself obligated to create a revitalization plan. Due to huge external
changes and a lack of support of the company in this plan, the product was leaving its
presence in the marketplace.
The process of an innovative product that turns to not be a success to the company, as
the case of Persil Perfect Dose, is an interesting subject of discussion. It includes themes
like the influence of the external environment, the product’s positioning and marketing
mix. In this sense, it may be analyzed by any marketing or strategy areas, supported by
the theoretical concepts proposed in the literature review.
The proposed reflection focuses essentially on the development of a revitalization plan
to Persil Perfect Dose through extensive analyses of the case. Desde 1989, em que foi fundada uma subsidiária em Portugal, Henkel Ibérica continua a ser uma das mais inovadoras empresas na indústria dos detergentes em Portugal, sendo a número um em vários países do mundo. Persil, a marca mais desafiadora da companhia desde 1907, tem tido uma grande evolução a nível de qualidade, vendas e de portfólio, sendo a marca número dois de detergentes em Portugal. Em 2015, uma das inovações desta marca veio desafiar o mercado com uma nova embalagem, acreditando que seria uma revolução para o fim do desperdício. No entanto, passados alguns meses desde o lançamento do produto, o valor das vendas começou a ficar abaixo das expectativas da companhia, sendo a mesma obrigada a criar um plano de revitalização. Devido a grandes mudanças externas e a uma falta de apoio da parte da companhia neste plano de revitalização, o produto foi deixando de ter presença no mercado. O facto do lançamento de um produto inovador no mercado que não resultou num sucesso de vendas para a companhia, como o caso do Persil Perfect Dose, é um tema interessante de discussão pois inclui temas como a influência do ambiente externo, posicionamento do produto e marketing mix. Neste sentido, este tema pode ser analisado pelas áreas de marketing ou de estratégia, sendo apoiado por conceitos teóricos propostos na revisão de literatura. A reflexão proposta foca-se essencialmente no desenvolvimento de um plano de revitalização para o produto Persil Perfect Dose através de uma análise extensiva do caso. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_madalena_ferrari_sobral.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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