Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15735
acessibilidade
Title: Arquitectura popular ou popular arquitectura: um contributo para o entendimento da arquitectura popular em Portugal
Authors: Dias, Samuel Pereira
Orientador: Pinto, Paulo Tormenta
Milheiro, Ana Cristina Vaz
Keywords: Arquitetura popular
Arquitetura vernácula
Arquitetura de habitação
Emigração
Trabalho de projeto
Portugal
Issue Date: 2011
Citation: DIAS, Samuel Pereira - Arquitectura popular ou popular arquitectura: um contributo para o entendimento da arquitectura popular em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15735>.
Abstract: O inquérito realizado à arquitectura popular portuguesa, que durou entre 1955 e 1960, deu origem à publicação do livro Arquitectura Popular em Portugal em 1961. Este surgiu de uma iniciativa levada a cabo pelo arquitecto Francisco Keil do Amaral e debatida no Sindicato Nacional dos Arquitectos em 1948, depois da exposição do Mundo Português em 1940. A publicação deste inquérito veio a ser uma referência na produção arquitectónica da década seguinte em diversos ateliers, tendo-se revelado particularmente importante para a história da arquitectura portuguesa. No âmbito dos 50 anos da publicação do Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa, esta dissertação estuda as diferentes abordagens da cultura popular na sua relação com a cultura arquitectónica, dividindo-a em dois momentos fundamentais: -A inspiração vernacular para resolver as ambiguidades do Movimento Moderno, que no caso português têm a sua origem no "Problema da casa Portuguesa" e a consequente publicação Arquitectura Popular em Portugal. -O surgimento da cultura Pós-moderna na arquitectura e o interesse pela cultura Pop. Estudando os efeitos do pós 25 de Abril em Portugal, a urbanização do território nacional e a origem da tipologia de habitação designada de Casa de Emigrantes. Enquadra-se estes dois momentos, através do seu contexto histórico, na perspectiva social, económica e arquitectónica, bem como a sua importância para o debate arquitectónico nos anos seguintes em Portugal. Por outro lado, o estudo desses dois momentos introduz o objectivo que se pretende com este trabalho. É aqui reflectida a possível contribuição de um estudo em torno da arquitectura "popular" portuguesa para a prática arquitectónica contemporânea. Ora esta reflexão levanta à partida duas questões fundamentais: O que poderá ser considerada de arquitectura popular hoje em dia ou se é que ela existe? E por outro lado, podemo-nos interrogar de que forma poderá esse estudo ajudar a disciplina da Arquitectura. Enquadra-se a procura a estas perguntas na perspectiva social e económica actual do país, tendo em conta que, à luz destes temas, é necessário entender de que forma e definição de cultura popular poderia servir e ser aplicada à realidade actual. Procura-se entender quais serão os pontos de análise dessa arquitectura perante a situação actual, tentando trazer a debate os seus benefícios, realizando um estudo que não se encontra clarificado na área da arquitectura em Portugal. Para tal, a metodologia deste estudo passa pela procura de uma definição de Arquitectura Popular na actualidade, bem como os restantes conceitos que por vezes lhe são associado, nomeadamente, vernacular, espontâneo, autentico, genuíno, tradicional e rural, clarificando o seu papel, enquanto tema estudado para a prática corrente.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15735
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
samuel_pereira_dias_diss_mestrado.pdf987.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.