Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15723
Autoria: Santos, Luís Cardiga
Orientação: Pinto, Pedro
André, Paula
Data: 2017
Título próprio: A presença de Lisboa no cinema português - quatro olhares (anos 30-60)
Referência bibliográfica: Santos, L. C. (2017). A presença de Lisboa no cinema português - quatro olhares (anos 30-60) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15723
Palavras-chave: Arquitetura contemporânea
Vila
História urbana
Cinema
Cidade
Desenvolvimento urbano
Identidade cultural
Lisboa--anos 30-60
Portugal
Cinema
Bairro
City
Neighborhood
Lisbon
Resumo: Lisboa cedo se tornou num dos maiores protagonistas do cinema português, apesar de as primeiras flmagens terem acontecido na segunda maior cidade do país, o Porto. Entre a década de 30 e a década de 60, Lisboa passou por diversas transformações nos diferentes quadrantes da sua sociedade: os urbanísticos e cinematográfcos, são os aqui escolhidos numa procura de como ambos se foram entreajudando e relatando uma cidade em constante expansão para norte, mas também a de uma cidade já consolidada e envelhecida. O retrato fantasiado das massas lisboetas foi algo frequente no cinema português durante o período do Estado Novo, numa idealização da sociedade portuguesa, sendo que Lisboa por ser a capital e onde o fluxo populacional era maior, foi retratada inúmeras vezes quase sempre através dos mesmos parâmetros, tendo sido cortados esses critérios com o Novo Cinema Português, no inicio da década de 60. Maria Papoila, O Costa do Castelo, Madragoa e Os Verdes Anos, são os casos de estudo aqui escrutinados do ponto de vista cinematográfco, urbano, histórico e social, dentro de uma cidade de grandes contrastes, onde estes casos são analisados através das diferentes zonas em que a ação é flmada, assim como nas diferentes décadas em que os flmes foram realizados. Este trabalho pretende demonstrar como essa protagonista tão relevante foi utilizada, manipulada e influenciadora destes quatro flmes e respetivos argumentos cinematográfcos, nos diferentes raios de ação na cidade de Lisboa, como o Instituto Superior Técnico e sua envolvente, os Bairros do Castelo, da Madragoa e de Alvalade.
Lisbon soon became one of the main protagonists of the portuguese cinema, although the frst flming took place in the second largest city of the country, Oporto. Between the 30s and 60s, Lisbon underwent several transformations in the different quarters of its society: the urban and cinematographic ones, are those chosen here in a search of how they were both helping each other and reporting a city that is constantly expanding to the north, but also of a city already consolidated and aged. The costumed portrait of the Lisbon masses was a frequent occurrence in portuguese cinema during the period of Estado Novo, in an idealization of portuguese society, being that Lisbon capital and where the population flow was greater, was portrayed numerous times almost always through the same parameters, having been cut these criteria with the new Portuguese Cinema, in the early 60. Maria Papoila, The Castle Coast, Madragoa and The Green Years, are the case studies here scrutinized from the cinematographic, urban, historical and social point of view, within a city of great contrasts, where these cases are analyzed through the different zones in which the action is flmed, as well as in the different decades in which the flms were made. This work intends to demonstrate how this relevant protagonist was used, manipulated and influential of these four flms and respective cinematographic arguments, in the different ranges of action in the city of Lisbon, such as the Superior Technical Institute and its surroundings, the Castle Neighborhoods, Madragoa and of Alvalade.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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