Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15690
Autoria: Graça, Ana Margarida Costa Barroca da
Orientação: Ferreira, Mónica Montes Mendes Rocha
Data: 23-Out-2017
Título próprio: Marketing Plan: Sentir Aveiro
Referência bibliográfica: Graça, A. M. C. B. da (2017). Marketing Plan: Sentir Aveiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15690
Palavras-chave: Marketing plan
Services marketing
Tourism marketing
Communication
Tourism
Turismo
Marketing turístico
Marketing de serviços
Comunicação estratégica
Plano de marketing
Resumo: The aim of this master thesis was the elaboration and development of a marketing plan for the tours company, Sentir Aveiro. Its main objectives were increase the company’s sales and its brand awareness. Besides these, increase the number of international partnerships and online comments and reviews were important goals as well. The collection of primary and secondary data allowed to reach many important insights and conclusions about Sentir Aveiro and the tourism industry. To support this plan, it was necessary to make a deep analysis of the external and internal environment of the Sentir Aveiro market. Thus, this master thesis presents an implementation proposal composed by a strategic plan - segmentation, targeting and positioning, and by a set of actions within the marketing mix, highlighting the communication ones hence its importance in the marketing-mix on services and especially on tourism. Within the proposed actions, these are the main ones: the creation of packages for companies, be present on international tourism fairs, change the after-sale process, be present on the online tours platform Viator, creation of an online newsletter, having a different communication and content on Facebook and Instagram, offer and sell Sentir Aveiro merchandising, uniformize the dress code of the guides and establish a partnership with the University of Aveiro.
O objetivo desta tese de mestrado foi a elaboração e desenvolvimento de um plano de marketing para a empresa de "tours", Sentir Aveiro. Os seus principais objetivos foram aumentar as vendas da empresa e a notoriedade da marca. Além disso, aumentar o número de parcerias internacionais e o número de classificações e comentários "online", foram também outros objetivos traçados. A recolha de dados primários e secundários permitiu a obtenção de informações e conclusões importantes sobre a Sentir Aveiro e a indústria do turismo. Para apoiar este plano, foi necessário fazer uma análise profunda do ambiente externo e interno do mercado em que a Sentir Aveiro atua. Assim, esta tese de mestrado apresenta uma proposta de implementação composta por um plano estratégico - segmentação, target e posicionamento, e por um conjunto de ações dentro do marketing mix, destacando a comunicação, devido à sua importância no marketing de serviços e especialmente no turismo. Dentro das ações propostas, estas são as principais: a criação de pacotes para empresas, estar presente em feiras internacionais de turismo, alterar o processo pós-venda, estar presente na plataforma "online" "Viator", criar uma "newsletter" "online", ter uma comunicação e publicar conteúdo diferente no Facebook e Instagram, oferecer e vender "merchandising" da "Sentir Aveiro", ter um dress code para os guias e estabelecer uma parceria com a Universidade de Aveiro.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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