Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15667
Autoria: Damasceno, Sara Isabel Lima Ribeiro
Orientação: André, Paula
Ventura, António
Mendes, Pedro
Data: 2017
Título próprio: Relações da arquitetura com a maçonaria. Alenquer : Centro Hipólito Cabaço
Referência bibliográfica: DAMASCENO, Sara Isabel Lima Ribeiro- Relações da arquitetura com a maçonaria. Alenquer : Centro Hipólito Cabaço [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15667>.
Palavras-chave: Arquitetura urbana
Maçonaria
Património arquitetónico
Estética urbanistica
Conservação de edifícios
Requalificação urbana
Centro cultural
Lisboa Portugal
Alenquer Lisboa
Arquitetura Maçónica
Ferreira das Tabuletas
Palácio Trindade
Cervejaria trindade
Corporações de Ofício
Masonic architecture
Trinity Palace
Trinity brewery
Craft corporations
Resumo: Este trabalho debruça-se sobre a estética maçónica na cidade de Lisboa através de um testemunho maçónico e um património arquitetónico muito específco, o de Manuel Moreira Garcia, antigo proprietário dos três casos de estudo, a Cervejaria da Trindade, o Palácio da Trindade e a Casa Ferreira das Tabuletas. Através do seu testemunho na cidade de Lisboa encontramos no trabalho do azulejador e pintor Luís Ferreira das Tabuletas simbologia maçónica. A maçonaria especulativa é vinculada ao uso da simbologia e manifesta-se por diversos meios artísticos. Em Lisboa o património arquitectónico com vínculos maçónicos encontra-se a partir do século XIX, devido ao grande terramoto em 1755 e às sucessivas perseguições e desmantelamentos de lojas maçónicas. Os casos de estudo construídos durante o século XIX estão integrados nos terrenos do extinto Convento da Santíssima Trindade que com o decreto de extinção das ordens monásticas a 30 de Maio de 1834 foi loteado e vendido a Manuel Moreira Garcia. O seu testemunho é um exemplo de como a maçonaria se pode exprimir na arquitetura através do seu revestimento.
This work focuses on the Masonic aesthetic in the city of Lisbon through a Masonic testimony and a very specifc architectural heritage, that of Manuel Moreira Garcia, former owner of the three case studies, the Trindade Ceremony, the Trindade Palace and the House Ferreira das Tabuletas. Through his testimony in the city of Lisbon we fnd in the work of the azulejador and painter Luís Ferreira das Tabuletas masonic symbolism. Speculative Freemasonry is linked to the use of symbology and is manifested by various artistic means. In Lisbon the architectural patrimony with Masonic bonds is found from the 19th century due to the great earthquake in 1755 and the successive persecutions and dismantling of Masonic lodges. The cases of study built during the nineteenth century are integrated in the grounds of the extinct Convent of the Holy Trinity which with the decree of extinction of the monastic orders on May 30, 1834 was parceled and sold to Manuel Moreira Garcia. His testimony is an example of how Freemasonry can be expressed in architecture through its coating.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caderno Final- Sara Damasceno.pdf48,97 MBAdobe PDFVer/Abrir
CORTES FINAIS A0.pdf315,2 MBAdobe PDFVer/Abrir
plantas finais A0.pdf336,43 MBAdobe PDFVer/Abrir
cortes finais A2.pdf61,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.