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http://hdl.handle.net/10071/15653
Autoria: | Bento, A. C. |
Data: | 2017 |
Título próprio: | O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade |
Volume: | 21 |
Número: | 2 |
Paginação: | 319 - 339 |
ISSN: | 0873-6561 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/etnografica.4921 |
Palavras-chave: | Policiamento escolar Programa Escola Segura Prevenção Proximidade Comunidade |
Resumo: | Partindo de um registo etnográfico realizado numa esquadra policial do concelho de Lisboa, este artigo pretende dar conta da forma como o programa Escola Segura está organizado e é executado pelos seus agentes no terreno. Será argumentado que atividades como ações de sensibilização ou demonstrações policiais – que têm como principal função a transmissão de normas e valores – não só desempenham um papel fundamental na definição do programa de um ponto de vista organizacional, como também constituem uma das formas mais concretas de materializar as ideias de prevenção e proximidade no contexto do policiamento português. Por sua vez, o acompanhamento da realização destas atividades revelou a importância do imaginário subjacente à ideia de comunidade para a forma como os agentes do programa Escola Segura atribuem sentido e legitimidade ao tipo de policiamento que protagonizam. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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