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http://hdl.handle.net/10071/15606
acessibilidade
Title: Envia-me um emoji, dir-te-ei como és: utilização de emojis étnicos na comunicação mediada por computador
Authors: Luz, Maria Inês Reis Mendes da
Orientador: Prada, Marília
Guerra, Rita
Keywords: Comunicação
Tecnologia digital
Rede social
Relações interpessoais
Raça
Emojis étnicos
Comunicação mediada por computador
Formação de impressões
Ethnic emoji
Race
Computer-mediated communication
Impression formation
Issue Date: 2017
Citation: LUZ, Maria Inês Reis Mendes da - Envia-me um emoji, dir-te-ei como és: utilização de emojis étnicos na comunicação mediada por computador[Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15606>.
Abstract: Os emojis representam uma enorme diversidade de conceitos (e.g., expressões faciais, objetos, atividades) e a sua utilização é cada vez mais comum na comunicação mediada por computador (CMC). Recentemente foram desenvolvidos os chamados “emojis étnicos” que correspondem a tons de pele humana realista. O presente experimento tem como principal objetivo examinar o impacto da utilização destas pistas visuais em CMC na perceção de pessoas. Especificamente, criámos quatro cenários que simulam conversas online entre dois colegas de turma, nos quais um emissor branco ou negro (identificado pela foto de perfil) utiliza um emoji branco ou negro. Estes cenários permitem definir condições em que existe quer congruência quer incongruência em termos da raça dos dois tipos de pistas visuais (i.e., foto de perfil e emoji). De modo a analisar o efeito da raça, os participantes (N = 128, 64.1% do sexo feminino, MIdade = 26.04) após observarem esta conversa online, responderam a um conjunto de medidas relativas à perceção do emissor, do recetor, da relação entre ambos, bem como a questões diretamente relacionadas com o emoji utilizado. Os resultados demonstram que não existem efeitos significativos quer da raça do emissor, quer da raça do emoji enviado na formação de impressões acerca dos interlocutores e da relação entre estes. No entanto, os participantes utilizaram o tom de pele dos emojis enviados enquanto pista visual para inferirem a raça do recetor (não identificada no cenário). Esta investigação contribui assim para entender melhor a função destes emojis étnicos, servindo como ponto de partida para novas investigações acerca desta temática.
The emojis represent an enormous diversity of concepts (e.g., facial expressions, objects, activities) and their use is increasingly common in computer-mediated communication (CMC). Recently, the so-called "ethnic emoji" have been developed to correspond to realistic human skin tones. The main objective of the present research is to study the impact of using these visual cues in CMC in the perception of people. Specifically, we created four scenarios that simulate online conversations between two classmates in which a black or a white sender (identified by the profile picture) uses a black or a white emoji. These scenarios allow to define conditions in which there is either congruence or incongruence in terms of the race of the two types of visual cues (i.e., profile photo and emoji). To analyze the effect of race, the participants (N = 128, 64.1% female, Mage = 26.04) after seeing this online conversation, answered a set of measures regarding the perception of the sender, the receiver, the relationship between both, as well as questions directly related to the used emoji. The results show that there are no significant effects of either the race of the sender or the race of the sent emoji, in the impression formation about the users and the relationship between them. However, the participants used the skin tone of the sent emoji as a visual cue to infer the recipient's race (unidentified in the scenario). Our research contributes to a better understanding of the role of these new ethnic emoji, aiming to serve as a starting point for further research on this subject.
Description: American Psychological Association (PsycINFO Classification Categories and Codes): 2300 Human Experimental Psychology 2323 Visual Perception 2700 Communication Systems 2750 Mass Media Communications 3000 Social Psychology 3040 Social Perception & Cognition
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15606
Thesis identifier: 201762625
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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