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http://hdl.handle.net/10071/15586
Autoria: | Silva, João Miguel Pereira da |
Orientação: | Vieira, Jorge Samuel Pinto Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Estratégias comunicacionais no Instagram: um estudo de caso sobre práticas dos influencers portugueses |
Referência bibliográfica: | Silva, J. M. P. da (2017). Estratégias comunicacionais no Instagram: um estudo de caso sobre práticas dos influencers portugueses [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15586 |
Palavras-chave: | Rede social Estratégias de comunicação Marca Estudo de casos Redes Sociais Online Influencer Self-branding Produser Economia da atenção Autenticidade Linguagem fática Relação parassocial Marcas Social media networks Influencer Self-branding Attention economy Authenticity Phatic language Parassocial relation Brands |
Resumo: | Os chamados influencers são uma realidade inquestionável nos dias que correm. A sua
importância, notoriedade, raio de ação comunicacional e relevo na forma como os indivíduos se
relacionam é substancial, principalmente nas redes sociais online onde estão presentes. Tal é relevante
porque são cada vez mais os utilizadores – e não só as ditas figuras públicas tradicionais – a recolherem
estas características, nomeadamente pela mitigação da dependência dos meios institucionais de
comunicação em massa. Neste contexto, conceitos como “self-branding” ecoam dentro e fora das redes
sociais online, especialmente em sociedades ocidentais que vieram questionar conceitos como o de
autenticidade. Todavia, se é cada vez mais fácil um maior número de indivíduos recolherem junto de si
uma audiência considerável, grande parte deles tiveram de tomar uma postura com a qual se pudessem
destacar da maioria, fomentando a chamada economia da atenção.
A presente dissertação tem como principal objetivo encontrar respostas às seguintes perguntas de
partida: Como se poderá definir “sucesso” nas redes sociais online segundo os próprios?, Quais as
estratégias de captação da atenção nas redes sociais online? e por fim, Como é que a representação de
“autenticidade” se coaduna com o “estatuto de celebridade”? Para tal, é feito um enquadramento teórico
tendo por base uma revisão extensa e profunda da literatura publicada que ajudou a criar um cruzamento
entre as dimensões aqui tidas em conta: estratégias de gestão de perfil, tipo de mensagem que pretendem
passar e tipos de relacionamento com os seus seguidores. Tal só fez sentido se socorrido por uma
metodologia de característica qualitativa e indutiva para responder às questões mencionadas acima,
paralelamente à perceção de quem integra as redes sociais online, passando pelas práticas dos
influencers, a forma como estes comunicam e não menos importante, como os próprios definem o
conceito de sucesso. Foram assim realizadas entrevistas semi estruturadas do tipo compreensivo a 11
influencers com audiências consideráveis no Instagram e analisados os dados relativos aos seus
seguidores, nomeadamente o género, idade e localização.
Como principais resultados, registou-se que existem de condições sociais que ajudam a explicar
as características comuns que existem entre influencers e a importância que o Instagram tomou nas suas
vidas. Esta plataforma tornou-se essencial, se não elementar, na forma como estes indivíduos se
relacionam online, mas também nas convivências e perspetivas que têm no offline. Mas é de destacar
que estas tornaram-se numa extensão das convenções sociais que existem ou vieram mesmo promover
a reprodução social e reforço das mesmas, ao mesmo tempo que promovem a ideia discutível de que
qualquer indivíduo pode acumular milhares de seguidores. The so-called influencers are an unquestionable reality these days. Its importance, notoriety, range of communication and relevance in the way individuals relate is substantial, especially in social media where they are present. This is relevant because more and more users – and not just who we think are celebrities – are collecting these characteristics, in particular by mitigating mass communication networks. At the same time, concepts such as “self-branding” echo inside and outside social media, especially in Western societies that came to question concepts like authenticity. However, if it is increasingly easy for a greater number of individuals to gather a considerable audience, a large number of them have had to take a position with which they could stand out from the majority, fomenting the so-called attention economy. The main objective of this dissertation is to find answers to the following key questions: How can one define “success” in social media? What strategies of attracting attention are used on social media networks? and finally How does the representation of “authenticity” fit with the “celebrity status”? To do this, a theoretical framework is built based on and extensive and thorough review of published literature that helped to create a cross between the dimensions considered here: profile management strategies, type of message they want to pass and types of relationship with his followers. This made sense only if it was aided by a quantitative and inductive methodology to answer the questions mention above, in parallel with the perception of those who integrate social media networks, through the practices of influencers, how they communicate and how they define the concept of success. Semi-structured interviews of the comprehensive type were carried out with 11 influencers with considerable audiences in Instagram and analyzed data on their followers, namely gender, age and location. As main results, it has been noted that there are social conditions that help to explain the common characteristics that exist between influencer and the importance that Instagram has taken in their lives. This platform has become essential, if not elementary, in the way these individuals relate online, but also in the coexistence and perspective they have offline. It is noteworthy that these have become an extension of the social conventions that exist or have reinforced them, while promoting the questionable idea that any individual can accumulate thousands of followers. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_joao_pereira_silva.pdf | 932,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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