Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15543
Autoria: Grácio, Ana Margarida Rouqueiro
Orientação: Vaz, Maria João
Magrinho, Sofia Macedo
Data: 11-Dez-2017
Título próprio: Festival da Água e do Tempo - Clepsidra: contexto, pertinências e reflexões de uma primeira edição
Referência bibliográfica: Grácio, A. M. R. (2017). Festival da Água e do Tempo - Clepsidra: contexto, pertinências e reflexões de uma primeira edição [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15543
Palavras-chave: Património cultural
Bem cultural
Festivais
Identidade cultural
Castelo de Vide Portalegre
Cultural heritage
Cultural actions
Fest
Resumo: O presente estudo tem como objetivo constituir-se como fundamento de um festival artístico a realizar na vila de Castelo de Vide. No decurso da elaboração do mesmo, existiu a possibilidade de avançar com a primeira edição desta iniciativa cultural, à qual se deu o nome "Festival da Água e do Tempo - Clepsidra" realizado entre os dias 3 e 6 de agosto de 2017. O presente estudo foi elaborado em paralelo com a organização da primeira edição do festival. Enquanto fundamento para o Festival Clepsidra, a pesquisa desenvolvida procurou analisar as variáveis capazes de contribuir para um resultado positivo para o Festival: o contexto geográfico, histórico, social, económico e cultural da vila de Castelo de Vide; a identificação da relevância identitária dos valores patrimoniais associados à água e ao tempo, conceitos mote para o Festival, a partir da inventariação dos bens patrimoniais em presença, materiais e imateriais; e a análise das iniciativas semelhantes realizadas na região. Dado que uma primeira edição do Festival da Água e do Tempo - Clepsidra já ocorreu, considerou-se pertinente integrar neste trabalho um balanço preliminar sobre a mesma.
This work aims to be the fundamental study for a new artistic fest taking place in Castelo de Vide, Portugal. During this project’s elaboration, a first edition of the referred fest was able to take place, under the name "Festival da Água e do Tempo - Clepsidra", occuring between 3-6 august 2017. This work was developed at the same time as this fest’s organization. As a fundamental work this study focused on the analysis of several variables directly involved in a potential positive result for the fest: geographic, historic, social, economic and cultural contexts were analysed; the relevance of identity related heritage values, water and time, was established and the analysis of similar activities in the region was also a focus point in this work. Since a first edition of the fest has already occurred it is relevant to include in this study its preliminary evaluation.
Designação do grau: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_rouqueiro_gracio.pdf2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.