Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15543
acessibilidade
Title: Festival da Água e do Tempo - Clepsidra: contexto, pertinências e reflexões de uma primeira edição
Authors: Grácio, Ana Margarida Rouqueiro
Orientador: Vaz, Maria João
Magrinho, Sofia Macedo
Keywords: Património cultural
Bem cultural
Festivais
Identidade cultural
Castelo de Vide Portalegre
Cultural heritage
Cultural actions
Fest
Issue Date: 11-Dec-2017
Citation: Grácio, A. M. R. (2017). Festival da Água e do Tempo - Clepsidra: contexto, pertinências e reflexões de uma primeira edição [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15543
Abstract: O presente estudo tem como objetivo constituir-se como fundamento de um festival artístico a realizar na vila de Castelo de Vide. No decurso da elaboração do mesmo, existiu a possibilidade de avançar com a primeira edição desta iniciativa cultural, à qual se deu o nome "Festival da Água e do Tempo - Clepsidra" realizado entre os dias 3 e 6 de agosto de 2017. O presente estudo foi elaborado em paralelo com a organização da primeira edição do festival. Enquanto fundamento para o Festival Clepsidra, a pesquisa desenvolvida procurou analisar as variáveis capazes de contribuir para um resultado positivo para o Festival: o contexto geográfico, histórico, social, económico e cultural da vila de Castelo de Vide; a identificação da relevância identitária dos valores patrimoniais associados à água e ao tempo, conceitos mote para o Festival, a partir da inventariação dos bens patrimoniais em presença, materiais e imateriais; e a análise das iniciativas semelhantes realizadas na região. Dado que uma primeira edição do Festival da Água e do Tempo - Clepsidra já ocorreu, considerou-se pertinente integrar neste trabalho um balanço preliminar sobre a mesma.
This work aims to be the fundamental study for a new artistic fest taking place in Castelo de Vide, Portugal. During this project’s elaboration, a first edition of the referred fest was able to take place, under the name "Festival da Água e do Tempo - Clepsidra", occuring between 3-6 august 2017. This work was developed at the same time as this fest’s organization. As a fundamental work this study focused on the analysis of several variables directly involved in a potential positive result for the fest: geographic, historic, social, economic and cultural contexts were analysed; the relevance of identity related heritage values, water and time, was established and the analysis of similar activities in the region was also a focus point in this work. Since a first edition of the fest has already occurred it is relevant to include in this study its preliminary evaluation.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15543
Thesis identifier: 201782235
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_ana_rouqueiro_gracio.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.