Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15513
Autoria: | Jacinto, Ana Raquel Pereira |
Orientação: | Pereira, Leandro |
Data: | 2-Out-2017 |
Título próprio: | Strategic plan for a corporate intelligence business unit in consulting field |
Referência bibliográfica: | Jacinto, A. R. P. (2017). Strategic plan for a corporate intelligence business unit in consulting field [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15513 |
Palavras-chave: | Strategic plan Corporate intelligence Innovation Competitive advantage Vantagem competitiva Inovação Estratégia empresarial Inteligência empresarial Consultoria Modelos de negócio |
Resumo: | The following work has as its scope the elaboration of a strategic plan for the launch of a new
business unit, Corporate Intelligence, of WINNING Scientific Management Company, located
in Lisbon.
Currently, one of the Portuguese economy structure characteristics is the high share of the
service sector. Management consulting services continue to be one of the oldest activities in the
world, since people and companies are constantly in need of support on various themes.
However, due to the economic crisis began to affect Portugal in 2008, the need for the economy
appeared to adjust the scarcity and abundance, forcing consumers and companies to adapt to
new business models and markets in a way never seen before.
Initially the concept of Corporate Intelligence will be clarified, which includes and what is the
reason that leads to being considered a business opportunity and expansion. Subsequently an
in-depth analysis will be made using the most appropriate management tools that will sustain
this opportunity. Then, it will set the position of WINNING in the market, an implementation
plan and the respective monitoring mechanisms.
Taking account Porter’s Analysis, it is possible to conclude that WINNING is facing a medium
attractiveness industry over the long term, which means that it can represent a barrier or an
enabler. Beyond this, PEST Analysis evidences that there are conditions to develop and move
forward with Corporate Intelligence area. O seguinte trabalho tem como âmbito a elaboração de um plano estratégico para o lançamento de uma nova unidade de negócio, Corporate Intelligence, da empresa WINNING Scientific Management, situada em Lisboa. Atualmente, uma das características da estrutura da economia Portuguesa é a elevada percentagem do sector dos serviços. Os serviços de consultoria de gestão continuam a ser das atividades mais antigas do mundo, uma vez que as pessoas e empresas estão constantemente a necessitar de suporte em várias temáticas. No entanto, devido à crise económica que começou a afetar Portugal em 2008, surgiu a necessidade da economia ajustar a escassez e a abundância, forçando os consumidores e as empresas a se adaptarem a novos modelos de negócio e mercados de forma nunca antes vista. Inicialmente será clarificado o conceito de Corporate Intelligence, o que engloba e qual a razão que leva a ser considerado uma oportunidade de negócio e expansão. Posteriormente será feita uma análise aprofundada com recurso às ferramentas de gestão mais apropriadas, que irão sustentar esta oportunidade. De seguida será definido o posicionamento da WINNING no mercado, um plano de implementação e os respetivos mecanismos de monitorização. Considerando a análise de Porter, é possível concluir que a WINNING enfrenta uma indústria de atratividade média a longo prazo, o que significa que pode representar uma barreira ou um facilitador. Além disso, a análise de PEST evidencia que existem condições para desenvolver e avançar com a área de Corporate Intelligence. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ana_pereira_jacinto.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.