Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15468
acessibilidade
Title: Gestão das artes: renovação do programa aplicado no ensino artístico especializado
Authors: Castro, Hélder de Jesus Ferreira de
Orientador: Dias, Nélia Susana
Keywords: Gestão cultural
Ensino da arte
Artes visuais
Produção audiovisual
Pedagogia
Inovação curricular
Portugal
Arts management
Cultural management
Artistic education
Visual and audiovisual arts
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: CASTRO, Hélder de Jesus Ferreira de - Gestão das artes: renovação do programa aplicado no ensino artístico especializado [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15468>.
Abstract: Gestão das Artes/Cultural é uma área recente no mundo académico e no campo das profissões e tem conhecido uma ampla produção académica e literária nos últimos anos. A disciplina de Gestão das Artes surge a nível do ensino artístico especializado das artes visuais e audiovisuais em 2006 e parece ser um caso raro quando comparamos com contextos internacionais. Normalmente, as ofertas formativas são de nível pós secundário. Em Portugal, a disciplina é leccionada na Escola Artística António Arroio, situada em Lisboa e que é o nosso território de referência da experiencia pedagógica. A questão orientadora para este projeto é a seguinte: em que medida o programa da disciplina de Gestão das Artes merece ser renovado - justificando importância dessa renovação. O trabalho de projeto, baseado na experiência pedagógica, questiona a organização dos temas, a pertinência dos conteúdos e os recursos bibliográficos, propondo a reformulação e atualização destes elementos. A partir de inquéritos, pesquisa no terreno e análise documental procurou verificar-se a importância da disciplina no ensino das artes. As conclusões permitiram aferir que esta disciplina é fundamental para o ensino artístico especializado em particular e para o ensino das artes em geral.
Arts/Cultural management is a recent field in the academic world and in the area of professions and has been subject of a wide academic and literary production in recent years. The discipline of arts management emerged in the specialized artistic education level in 2006, and seems to be a rare case when compared with an international context. Usually the formative offers are in a post-secondary level. In Portugal the discipline is taught at António Arroio High School, located in Lisbon, which is our reference territory for the pedagogical experience. The guiding question for this project is the following: In what extent the Arts Management program deserves to be renewed – justifying the importance of that renewal. The project work, based on pedagogical experience, questions the topics, the organization, the relevance of the contents and the bibliographic resources, proposing the recasting and updating of these elements. Based on surveys, field research, and documental analysis it was aimed to verify the importance of the discipline. The conclusions allowed to assess that this discipline is fundamental for the specialized artistic education in particular and for the artistic education in general.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15468
Thesis identifier: 201788888
Designation: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_helder_ferreira_castro.pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.