Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15464
Autoria: | Luz, Filipa Gama da |
Orientação: | Neves, José Soares Ferreira, Pedro António de Sousa |
Data: | 15-Dez-2017 |
Título próprio: | Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum |
Referência bibliográfica: | Luz, F. G. da (2017). Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15464 |
Palavras-chave: | Gestão cultural Museu Atividade escolar Público Jovem Plastic arts Museum Arts education Multisensorial experience Creativity artists |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo primário o desenvolvimento de um modelo de negócio
(MN), focado na proposta de valor e segmentos de clientes, que permita a implementação do
projeto 1St Museum.
Este projeto visa promover a sensibilização dos públicos infantojuvenis, incentivando a
aproximação da produção artística e desenvolvimento de atividades participativas no contexto
das artes plásticas. Tem por intuito a valorização do processo artístico e promoção do
pensamento criativo.
Faz-se o enquadramento teórico dos serviços educativos dos museus, do sistema
educativo português e contextualização sobre experiências multissensoriais. A recolha de
informação primária - entrevistas a encarregados de educação e professores, análises de
boas práticas e observação participante de uma experiência multissensorial - é outro ponto
fulcral na construção da proposta de valor. Procedeu-se à análise do mercado envolvente ao
projeto 1St Museum, por ser um elemento fundamental à sua implementação futura. Por
último efetuou-se a proposta de modelo de negócio privilegiando os segmentos de clientes, o
design da proposta de valor, a jornada do cliente, incluindo o design do espaço e as cores. The main purpose of this research is to generate a proposal for the development of a business model (BM) focused on a value proposition and costumer segment that facilitate the implementation of the project named 1St Museum. This project has the objective to promote and encourage the artistic creation as well as participative activities near a younger segment of the market, allowing them to have a closer proximity in the domain of plastic arts. This way, this project aims towards the valorization of the artistic process and promotion of creative thinking. The theoretical framework of the educational services is completed, as well as that of the Portuguese educational system and the contextualization of multi-sensorial experiences. The primary data collection - interviews to parents and professors, analysis of good practices and an active observation of a multi-sensorial experience - is yet another main point on the construction of the value proposition. The following step fell into a thorough analysis of the market in which the 1St Museum is encompassed, for it is a crucial element to its future implementation. For last, a business model was created having in mind the main costumer segments, the design of the value proposition, the client journey including the space design and its colors. |
Designação do grau: | Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_filipa_gama_luz.pdf | 6,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.