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http://hdl.handle.net/10071/15407
Autoria: | Lopes, Cristiana Matos |
Orientação: | Loureiro, Sandra Maria Correia |
Data: | 26-Out-2017 |
Título próprio: | I love you Benfica: an original fan typology based on the analysis of the relationship between S.L. Benfica and it fans |
Referência bibliográfica: | Lopes, C. M. (2017). I love you Benfica: an original fan typology based on the analysis of the relationship between S.L. Benfica and it fans [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15407 |
Palavras-chave: | Brand loyalty Club identity Sports fans Willingness to sacrifice Sport Lisboa e Benfica Marketing Clube desportivo Fã Identidade coletiva Fidelidade à Marca Sacrifício Portugal |
Resumo: | The main objective of this dissertation is to create an original typology of supporters of
Sport Lisboa e Benfica. To achieve this, we proposed ourselves to explore the unique
relationship that exists between a football club and its supporters, notably between S.L.
Benfica and the Benfica fans. The adopted methodology focused on the performance of
a qualitative study, using semi-structured interviews with a judicious and nonprobabilistic sample of 42 Benfica fans. The questions aimed at understanding what the
fans feel about the club, how they demonstrate it, the sacrifices they are willing to make
for S.L. Benfica, the knowledge they have and the interest displayed on various areas of
the club, as well as collect their views on some proposals for S.L. Benfica whose
objective is to foment and to develop the relationship of the supporters with the club.
From the answers obtained, it was verified the existence of several types of supporters
who transmit different attitudes, emotions and behaviours towards S.L. Benfica.
Through the investigation conducted and based on key theoretical concepts from the
literature review and in the analysis of the interviews, we elaborated our classification
of fans: the casual, the rational, the highly ingrained and the fanatic in an ascending
order of the willingness to sacrifice and of the club identity presented. O objectivo principal desta dissertação é de criar uma tipologia original de adeptos do Sport Lisboa e Benfica. Para o atingir, propusemo-nos a explorar a singular relação que existe entre um clube de futebol e os seus adeptos, nomeadamente entre o S.L. Benfica e os Benfiquistas. A metodologia adoptada centrou-se na realização de um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas semi-estruturadas a uma amostra criteriosa e não probabilística a 42 adeptos do S.L. Benfica. As questões colocadas visam perceber o que os adeptos sentem pelo clube, como o demonstram, os sacrifícios que estão dispostos a fazer pelo S.L. Benfica, os conhecimentos que têm e interesse exibidos sobre diversas áreas do clube, bem como recolher as suas opiniões sobre algumas propostas para o S.L. Benfica cujo objectivo é fomentar e desenvolver a relação dos adeptos com o clube. A partir das respostas obtidas verificou-se, de facto, a existência de vários tipos de adeptos que transmitem diferentes atitudes, emoções e comportamentos face ao S.L. Benfica. Através da investigação conduzida e baseandonos em conceitos teóricos da revisão de literatura que considerámos fundamentais e na análise das entrevistas, elaborámos a nossa classificação de adeptos, sendo eles o casual, o racional, o fervoroso e o fanático, numa ordem ascendente da disposição ao sacrifício e da identidade clubística apresentadas. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_cristiana_matos_lopes.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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