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http://hdl.handle.net/10071/15393
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Title: O efeito das práticas de gestão de recursos humanos na síndrome de "burnout" dos docentes de uma escola profissional
Authors: Lopes, Cristina Feliciana Vidigal
Orientador: Pissarra, João
Keywords: Gestão escolar
Gestão de recursos humanos
Síndrome de burnout
Docente
Escola
Ensino profissional
Trabalho de projeto
Lisboa - Portugal
Management practices
Organization
Psychological contract
Burnout
Teachers
Issue Date: 12-Dec-2017
Citation: LOPES, Cristina Feliciana Vidigal - O efeito das práticas de gestão de recursos humanos na síndrome de "burnout" dos docentes de uma escola profissional [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15393>.
Abstract: A Escola como qualquer Organização cumpre a sua missão em contextos competitivos, que exigem eficácia e eficiência. O próprio enquadramento legal da escola em Portugal reforça tal imperativo. A comunidade em que esta se insere e a sociedade em geral pressionam a escola para que esta preste serviços de qualidade e assegure instrução e educação aos seus membros. Neste contexto, os colaboradores e a sua gestão, são fatores determinantes para o sucesso ou insucesso da escola e da sua melhoria continua. Este estudo tem como objetivo analisar o efeito das Práticas de Gestão de Recursos Humanos percecionadas, no índice de "burnout" dos docentes, numa escola profissional do distrito de Lisboa. A estratégia metodológica foi a estudo de caso, combinando informação qualitativa e quantitativa, de modo a compreender num contexto real e especifico a relação das práticas de gestão de recursos humanos, o "burnout" e contrato psicológico dos docentes da escola em análise. O "burnout" na classe docente tem sido alvo de diversos estudos e investigações, sendo evidenciada a exposição desta classe profissional à exaustão laboral. Porém poucos estudos nos indicam até que ponto as práticas de gestão das pessoas podem ou não inibir o stress, em particular, no grupo profissional dos docentes. A organização em estudo tem 35 professores ao serviço, leciona atualmente o 3º ciclo do ensino básico, com cursos vocacionais e cursos de educação e formação, o ensino secundário, com cursos profissionais nas áreas de Produção Agrária, Turismo Rural e Ambiental, Viticultura e Enologia, Recursos Florestais e Qualidade Alimentar, e ensino superior, em parceria com uma Escola Superior Agrária que ministra um Curso de Especialização Tecnológica. Os resultados revelam que as práticas de RH são percecionadas como consistentes, e correlacionam-se negativamente com o índice de "burnout", apontando para efeitos positivos da gestão das pessoas na redução de níveis de stress, "burnout" e incremento de um contrato psicológico tipo relacional entre professores e organização.
School, as any other organization, always fulfils its mission in a competitive environment in constant demand of efficiency. Its legal framing in Portugal itself reinforces such particularity. School is pressured to service in quality and assures instruction and education to its members by the community it is in, as well as by society in general. In this context, its coworkers and management team stand as a key factor to both its success or failure and its continuing improvement. Our study’s aim is to analyze the effect of Human Resources Management Practices in a vocational school in the Lisbon district, the result of which will be perceived by the index of teachers’ burnout. The methodological strategy adopted was based in a case study, combining both quantitative and qualitative information in order to fully understand, in real life context, the relationship between human resources management practices, burnout and teachers’ psychological contract in that specific school. Teachers’ burnout has been the target of several studies and investigations which point out the exposure of this particular professional group to labor exhaustion. Nonetheless, few studies show to what extend the human resources management practices can or cannot inhibit stress, particularly in this professional group. The educational organization in which the present study was conducted has 35 teachers. Nowadays, it has junior high students attending vocational courses and well as Education and Training Courses (CEF). High school students attend professional courses in diverse areas, such as Agrarian Production, Environmental and Rural Tourism, Viticulture and Enology, Forestry Resources and Food Quality. Moreover, the school also offers a higher education course, classified as a Technological Specialization course, as part of a partnership with an Agrarian College (Escola Superior Agrária). The results of the present study show that the human resources management practices are understood as being consistent and are inversely related to the burnout index. Therefore, people’s management can have positive results on what concerns the decrease of stress levels, burnout, and the development of a relational-type of psychological contract between teachers and the educational organization.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15393
Thesis identifier: 201786818
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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