Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15371
Author(s): Carvalho, Admir
Advisor: Roldão, Cristina
Date: 2017
Title: Licenciados do “Gueto”: percursos escolares de contratendência
Reference: Carvalho, A. (2017). Licenciados do “Gueto”: percursos escolares de contratendência [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15371
Keywords: Educação
Gueto
Estratégias educativas
Desenvolvimento de competências
Sucesso escolar
Ensino superior
Trajetos de contratendência
Estilo educativo
Condições de existência
Unexpected trajectories
Academic success
Ghetto
Strategies and educational stile
Existing conditions
Abstract: A presente investigação vem dar a conhecer os trajetos académicos bem-sucedidos de pessoas dos chamados “guetos” e oriundas das classes populares. O senso comum mostra que há uma ideia socialmente generalizada de que estes indivíduos tendem a não ser bemsucedidos, em várias áreas, pelas suas ligações territoriais (estigma) e/ou pelas suas baixas condições socioeconómicas, ou seja, tendem a reproduzir exatamente os mesmos estilos de vida, costumes e posições sociais dos seus progenitores. A sociologia mostra-nos que, não só nesses contextos existe uma grande variabilidade interna, como a nossa construção social também é, mas não só, produzida por várias influências exteriores ao seio familiar e aos territórios de residência, que podem funcionar como “rampas de lançamento” para novas experiências/vivências diferenciadas da realidade conhecida. A partir dessas ideias, foram entrevistadas nove pessoas residentes na Alta de Lisboa que, provindo de contextos marginalizados, foram académicamente bem-sucedidas, para assim compreender os seus percursos até a conclusão da licenciatura.
The present investigation shares information regarding successful academic trajectories, from people raised in the called “ghetto” and from popular classes. Common sense shows the existence of a social generalization that these individuals tend not to succeed, in different areas, due to their territorial connections (stigma) and/ or due to their low socioeconomic conditions, meaning, they tend to reproduce exactly the same life styles, habits and social positions of their parents. Sociology shows that, not only these contexts possess great internal variety, as our social construction is also, but not only, produced by several external influences to the family and residency territories, which can work as “launch pads” to new experiences apart from the know reality. Based on these ideas, nine people residing in Alta de Lisboa were interviewed who, derived from marginalized contexts became academically successful, to comprehend their pathways until the bachelor’s degree conclusion.
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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