Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15338
Autoria: Guerra, Cristiana Isabel Rodrigues
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Crespo, Miguel Ângelo de Sousa
Data: 5-Dez-2017
Título próprio: O contributo do humor para o sucesso dos programas da manhã das rádios de entretenimento em Portugal
Referência bibliográfica: GUERRA, Cristiana Isabel Rodrigues - O contributo do humor para o sucesso dos programas da manhã das rádios de entretenimento em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15338>.
Palavras-chave: Rádio
Humor
Audiência
Análise de dados
Portugal
Resumo: A dissertação aqui apresentada foca-se no estudo de dois conceitos que há muito tempo se encontram interligados: o humor e a rádio. O estudo procura compreender as apostas humorísticas levadas a cabo pelas rádios generalistas nos períodos da manhã e qual o seu contributo para as audiências. É feita uma abordagem daquilo que é o humor, ainda que este seja considerado um conceito ambíguo e difícil de definir. O estudo apresenta um apanhado daquilo que corresponde à construção do rádio enquanto aparelho e meio de comunicação social, apresenta e descreve os primeiros programas de índole humorística que se tornaram clássicos e, não menos importante, expõe as características das duas rádios analisadas, Comercial e RFM, articuladas com informações bastante proveitosas obtidas junto dos diretores das rádios acima mencionadas. Analisamos estas duas rádios uma vez que são elas que ocupam o topo das audiências de rádio no panorama nacional. De forma a compreender o ponto de vista dos ouvintes da rádio portuguesa e a relevância que o humor tem para o consumo ou não de rádio, foi realizado um inquérito que permitiu apurar respostas, à grande questão chave para este estudo: é, ou não, o humor o principal contributo para o sucesso dos programas da manhã das rádios de entretenimento em Portugal?
The dissertation presented here focuses on the study of two concepts that have long been intertwined: humor and radio. The study seeks to understand the humorous bets made by national coverage radios in the morning and how they contribute to audiences. An approach to what humor is is made, although it is considered an ambiguous and hard to define. The study presents a collection of what corresponds to the construction of radio as an apparatus and means of social communication, presents and describes the first humorous programs that have become classic and, not least, exposes the characteristics of the two radios analyzed, Commercial and RFM , articulated with very useful information obtained from the directors of the radios mentioned above. We had analyzed these two radios since they are the ones that occupy the top of the audience in the national panorama. In order to understand the point of view of the listeners of the Portuguese radio and the relevance that the humor has for the consumption or not of the radio, a survey was carried out that allowed to answer answers, to the great key question for this study: is humor, or not, the main contribution to the success of the morning programs of entertainment radios in Portugal?
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cristina_rodrigues_guerra_diss_mestrado.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.