Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15317
Autoria: Teixeira, António José dos Santos
Orientação: Laureano, Raul Manuel da Silva
Laureano, Luis Miguel da Silva
Data: 22-Dez-2017
Título próprio: Sentiment analysis in retail: the case of Parfois facebook page
Referência bibliográfica: TEIXEIRA, António José dos Santos - Sentiment analysis in retail: the case of Parfois facebook page [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15317>.
Palavras-chave: Sentiment analysis
Social Media
Facebook
Retail
Marketing
Rede social
Venda a retalho
Comportamento do consumidor
Algoritmo
Resumo: The way that consumers are interacting with brands is changing, and in Retail it is no different. With the growth of internet usage and with all the social networks that we interact with, social media is gaining more and more relevance and importance. This research extracted 1.845 posts, 8.256 comments and more than 500.000 reactions from Parfois Facebook page. The comments were translated to English due to having comments made in several different languages, modelled and finally made the sentiment analysis. This analysis was made concerning the post dates, the reasons of the post and the products associated in the post. It was used decision tree algorithms to predict sentiments, so it can be predicted the sentiment when making a new post. With the Sentiment Analysis from Social Media, Parfois can gain understanding about their own brand, from the marketing department through to the buying or even design departments. Using Social Media analysis together with Business Intelligence, can help Parfois decision makers gain competitive advantage regarding their competitors or even improve their products.
A maneira como os consumidores interagem com as marcas está a mudar, e no retalho não é diferente. Com o aumento do uso da internet e com todas as redes sociais que interagimos, as redes sociais ganham mais relevância e importância. Esta pesquisa extraiu 1.845 posts, 8.256 comentários e mais de 500.000 reações da página de Facebook da Parfois. Os comentários foram traduzidos para o inglês devido ao fato de haver comentários feitos em várias línguas diferentes, modelados e finalmente feita a análise de sentimentos. Esta análise foi feita em relação às datas das publicações, os motivos do post, os produtos associados ao post. Foram utilizados algoritmos de árvores de decisão para prever sentimentos para que se possa prever o sentimento ao fazer um novo post. Com a analise de sentimentos das redes sociais, a Parfois pode entender melhor a sua própria marca, desde o departamento de marketing até ao departamento de compras ou mesmo o departamento de design. Usar a análise de sentimentos das redes sociais junto com o Business Intelligence organizacional, pode ajudar os decisores da Parfois a ganhar vantagem competitiva em relação aos concorrentes ou mesmo a melhorar seus produtos.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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