Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/15292
acessibilidade
Title: Aeroporto imaginado: distância e proximidade da cidade contemporânea. Albergaria: espaço de residências em Alenquer
Authors: Coutinho, Miguel Rodrigues de Passos Dias
Orientador: Milheiro, Ana Vaz
Mendes, Pedro
Keywords: Cidade
Aeroporto
Globalização
Zona ribeirinha
Espaço público
Mobilidade
Alenquer
Lisboa
Novo Aeroporto de Lisboa
Airport
Globalizaton
City
New Lisbon Airport
Issue Date: 2017
Citation: COUTINHO, Miguel Rodrigues de Passos Dias -Aeroporto imaginado: distância e proximidade da cidade contemporânea. Albergaria: espaço de residências em Alenquer [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15292>.
Abstract: O aeroporto ocupa um lugar central na sociedade contemporânea globalizada. Esta centralidade é artculada por dimensões distntas que, no seu conjunto, contribuem para a imagem do aeroporto: arquitectónica, tecnológica, social, cultural, entre outras. Esta investgação pretende interrogar de que modo estas dimensões projectam imagens diversifcadas, não só do aeroporto enquanto lugar abstracto, como também do território onde se inscrevem estas mega-estruturas. Deste modo, discutr-se-á o aeroporto enquanto veículo do fenómeno de globalização que tem vindo a desenhar uma nova geografa de distância e proximidade da cidade contemporânea. Finalmente, esta dissertação pretende reflectir, a partir do processo de deliberação do Novo Aeroporto de Lisboa no concelho de Alenquer, sobre o facto de a mera possibilidade de construção de um aeroporto em determinado lugar ser o suficiente para condicionar todo o desenvolvimento desse território.
The airport holds a central positon within contemporary globalized societes. This centrality is artculated through different dimensions that together make up the image of the airport: architectonic, technological, social, cultural dimensions, amongst others. This dissertaton interrogates the extent to which these dimensions project diversifed images, not only of the airport as an abstract place, but also of the territory where these mega-structures are inscribed. In doing so, this research will discuss the airport as a driver of globalizaton, a phenomenon that has drawn a new geography of distance and proximity for the contemporary city. Lastly, taking the case of the deliberaton of the New Lisbon Airport in Alenquer, this dissertaton wishes to reflect on the fact that the sheer possibility of constructng an airport is sufcient to conditon the entre development process of that territory.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15292
Thesis identifier: 201782375
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
CADERNO FINAL PFA_2017_Miguel Coutinho.pdf22.61 MBAdobe PDFView/Open
DESENHOS A2 PFA_2017_Miguel Coutinho.pdf35.34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.