Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15198
Author(s): Santos, Nuno Manuel Pinheiro dos
Advisor: Duarte, Alzira
Esteveira, António José de Oliveira
Date: 8-Nov-2017
Title: Preparação da implementação do quadro EQAVET numa escola profissional
Reference: Santos, N. M. P. dos (2017). Preparação da implementação do quadro EQAVET numa escola profissional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15198
Keywords: Ensino profissional
Qualidade
Gestão escolar
Stakeholders
Política pública
Portugal
EQAVET
Vocational training
Quality
Results
Abstract: O projeto desenvolvido pretende preparar a implementação do Quadro EQAVET numa instituição com ensino profissional. Dado que a instituição da qual fazemos parte se encontra ainda numa fase de introdução do modelo, entendemos desenvolver um projeto de intervenção que contribua para a sua implementação. Com a disponibilidade e colaboração da Direção Pedagógica da instituição procurámos envolver diversos stakeholders de modo a conseguir realizar uma fase de diagnóstico e um plano de ação. A fase de diagnóstico resultou da recolha de documentos internos e externos produzidos ao longo dos últimos anos (reflexões e auditorias) e na elaboração de um Focus Group3. Pretendeu-se verificar quais as situações problema que foram diagnosticadas ao longo do tempo e não resolvidas. Assim, através do plano de ação, surge o desafio de realizar as mudanças necessárias, não por impulso, mas com a consciência de que resultam do trabalho aturado de diversos agentes que mostraram disponibilidade e querem envolver-se e contribuir para ultrapassar os problemas existentes e propor possíveis soluções. No final, pretendemos que este projeto possa servir de instrumento de gestão para a tomada de decisões que contribuam para a melhoria da qualidade do serviço prestado. E que, implementadas as medidas propostas, se possa obter o selo de conformidade do Quadro EQAVET.
The project aims to study the design of the EQAVET Framework's implementation in an institution with vocational training. Since the institution of which I am part of is still at the stage of the introduction of our model, it is our goal to develop a project that contributes to its implementation. With the availability and cooperation of the School Board we have also tried to involve several stakeholders in order to perform a diagnostic stage and an action plan. The diagnostic stage resulted in the collection of inside and outside documents (reflections and audits) produced over the last few years and even in the preparation of focus groups. It was intended to check the problem situations that were diagnosed over time and unresolved. Thus, through the plan of action, the challenge is to of achieve the necessary changes, not on impulse, but with the awareness that results from the hard work of several agents that have shown willingness to get involved and contribute to overcome the existing problems. In the end, we want this project to serve as a management tool for making decisions that contribute to the improvement of the quality of the service provided and, after the implementation of the proposed measures, obtaining the certificate of conformity to the EQAVET Framework.
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_nuno_pinheiro_santos.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.