Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15169
Autoria: | Carvalho, André Miguel Pato |
Orientação: | Sebastião, Pedro |
Data: | 24-Nov-2017 |
Título próprio: | Gamificação no marketing aplicando modelação inteligente e processos estocásticos |
Referência bibliográfica: | Carvalho, A. M. P. (2017). Gamificação no marketing aplicando modelação inteligente e processos estocásticos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15169 |
Palavras-chave: | Alimentação Criança Estratégias de marketing Jogos Processos estocásticos Healthy Feeding Gamification Games Marketing Stochastic processes Unity |
Resumo: | Esta dissertação pretende analisar e modelar de forma inteligente, algoritmos baseados em processos estocásticos de uma aplicação de gamificação aplicada ao marketing. A gamificação é utilizada no nosso quotidiano para nos motivar a realizar determinadas ações de forma a atingirmos objetivos e ganharmos recompensas.
Esta estratégia é cada vez mais adotada para a incentivar e fidelizar clientes através de elementos de jogos. A aplicação de gamificação tem o objetivo de incentivar as crianças entre os 6 e 10 anos de idade a ter hábitos saudáveis e o objetivo de servir de modelo para utilização no âmbito do marketing. Esta
aplicação foi desenvolvida em unity, foram implementados juntamente algoritmos inteligentes baseados em processos estocásticos, serviços web para responder a todos os pedidos da aplicação, um website de back office para gerir a aplicação e a base de dados. Foi feita a análise comportamental da utilização dos elementos de jogos e dos processos estocásticos na motivação das crianças. A aplicação dos
algoritmos baseados em processos estocásticos em elementos de jogos são muito importantes para promover a cooperação e garantir a competição amigável e justa entre os utilizadores, por consequência, estimula o interesse dos utilizadores e o seu envolvimento para com a aplicação e a organização. This dissertation intends to analyze and make a model, in an intelligent way, algorithms based on stochastic processes of a gamification application applied to marketing. Gamification is used in our daily lives to engage us to perform certain actions in order to achieve goals and gain rewards. This strategy is an increasingly adopted way to encourage and retain customers through game elements. The application of gamification aims to encourage children between 6 and 10 years of age to have healthy habits and the purpose of serving as a model for use in marketing. This application was developed in unity, we implemented intelligent algorithms based on stochastic processes, web services to respond to all requests of the application, a back office website to manage the application and the database. The behavioral analysis of the use of game elements and stochastic processes in children’s motivation was done. The application of algorithms based on stochastic processes in game elements is very important to promote cooperation and to ensure fair and friendly competition between users which consequently stimulates the user's interest and their involvement in the application and organization. |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_andre_pato_carvalho.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.