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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1510
acessibilidade
Title: A avaliação de contextos de aprendizagem organizacional por E-learning pelos diferentes estilos de aprendizagem individual
Authors: Dias, Liliana Marisa de Pinho
Orientador: Moreira, Pedro
Keywords: E-learning
Estilos de aprendizagem;
Avaliação
Contextos de aprendizagem
Learning styles
Learning contexts
Evaluation
Issue Date: 2008
Citation: DIAS, Liliana Marisa de Pinho - A avaliação de contextos de aprendizagem organizacional por E-learning pelos diferentes estilos de aprendizagem individual [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1510>.
Abstract: O espaço formativo online apresenta-se como um ambiente flexível que deverá procurar acomodar os diferentes estilos de aprendizagem. A aprendizagem efectiva acontece quando as actividades propostas neste contexto implicam a dimensão dominante de inteligência, contexto preferido e grau preferencial de ordem e método (Hamid, 2002). Do ponto de vista organizacional o e-learning é, actualmente, uma solução inevitável para o desenvolvimento de recursos humanos eficiente, revelando-se essencial conceber e desenvolver cursos de formação que atendam aos diferentes estilos de aprendizagem e preferências. Igualmente estas soluções tecnológicas deverão, de um ponto de vista humanista, ser de fácil integração e utilização pelos colaboradores. Estudou-se numa amostra de e-formandos em contexto organizacional, as avaliações individuais do contexto de aprendizagem real e desejado pelos diferentes estilos de aprendizagem preferenciais presentes, definidos segundo o modelo de aprendizagem experiencial de Kolb (1984). Verificaram-se algumas diferenças significativas na percepção dos estilos de aprendizagem particularmente para a dimensão Autonomia do e-formando.
The online training space presents itself as a flexible environment that should accommodate different learning styles. Efficient learning happens when the proposed activities on that context attend the dominant dimension of intelligence, preferred context and preferable level of order and method (Hamid, 2002). From the organizational perspective the e-learning is, nowadays, an inevitable solution for the efficient development of the human capital, and thus is essencial to conceive and develop training courses that attend to the different learning styles and preferences. Also, these technological solutions should, from a humanistic perspective, be easily integrated and user friendly to the employees. This study investigated, on a sample of e-learners from an organizational context, the individual appraisals of the actual (e-learning) and preferred learning context by the different preferred learning styles as defined by Kolb's (1984) model of experiential learning. Some significant differences occurred on the perception of the different preferred learning styles particularly with the e-trainee Autonomy dimension.
Description: JEL Classification System: M5 Personnel Economics; M53 Training
URI: http://hdl.handle.net/10071/1510
Designation: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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