Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15061
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrochado, Fernando Jorge-
dc.contributor.authorDavid, Julieta Belarmina José-
dc.date.accessioned2018-01-29T17:21:45Z-
dc.date.available2018-01-29T17:21:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-03-
dc.identifier.citationDavid, J. B. J. (2017). A proliferação de universidades e seu impacto na qualidade do ensino superior: estudo exploratório com duas universidades moçambicanas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15061pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15061-
dc.description.abstractA qualidade do Ensino Superior, tem sido no geral uma preocupação não só para os futuros estudantes, como também para outros stakeholders. Na atualidade, e devido à existência de uma população mais informada e mais exigente, a preocupação é ainda maior no que diz respeito à qualidade de ensino, à qualidade do nível académico dos docentes, bem como à experiência adquirida no que se refere ao ensino e aprendizagem e à própria vocação do docente para o ensino. Verifica-se que nos dias de hoje, poucas pessoas estão preparadas para a grande tarefa que é a transmissão dos seus conhecimentos para os que dele necessitam para a realização das suas funções que é essencialmente ensinar. Nos países em vias de desenvolvimento ou mais pobres, esta problemática assume maiores proporções porque os governos estão mais interessados na quantidade e não na qualidade dos indivíduos a serem formados. Com este trabalho, pretende-se identificar de que forma, a Proliferação de Universidades em Moçambique influencia a Qualidade do Ensino Superior e buscar soluções para minimizar o impacto do atual estado relativamente à qualidade desse mesmo ensino. Mas para o efeito, foi conduzida uma investigação utilizando a metodologia exploratória, baseada em questionários para que se possa obter o grau de perceção das partes envolvidas na área da educação do ensino superior. Este trabalho foi também suportado por leitura bibliográfica para melhor compreensão do problema em estudo.por
dc.description.abstractThe quality of higher education has been a concern not only for future students, but also for other stakeholders. At present, and due to the existence of a more informed and more demanding population, the concern is even greater with regard to the quality of teaching, the quality of the academic level of teachers, and the experience gained in teaching and learning and the teacher's own vocation for teaching. It turns out that in these days few people are prepared for the great task, which is the transmission of their knowledge to those who need it for the accomplishment of their functions, which is essentially to teach. In developing or poorer countries, this problem takes on greater proportions because governments are more interested in the quantity and not in the quality of the individuals to be trained. This work intends to identify how the Proliferation of Universities in Mozambique influences the Quality of Higher Education and seek solutions to minimize the impact of the current state on the quality of this same teaching. But for this purpose, an investigation was conducted within the framework using the exploratory methodology, based on questionnaire in order to obtain the degree of perception of the parties involved in the area of higher education. This work was also supported by a bibliographical reading to better understand the problem under studypor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDocentepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectÁfrica Orientalpor
dc.subjectConceito de qualidadepor
dc.subjectCorpo docentepor
dc.subjectQualidade de ensino superiorpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectQuality conceptpor
dc.subjectFacultypor
dc.subjectQuality of higher educationpor
dc.titleA proliferação de universidades e seu impacto na qualidade do ensino superior: estudo exploratório com duas universidades moçambicanaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201735059por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_julieta_jose_david.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.