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http://hdl.handle.net/10071/15055
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Title: Fatores de sucesso na avaliação de questões de escolha múltipla: o caso de exames de excel
Authors: Almeida, Daniela Patrícia de Barros
Orientador: Moro, Sérgio
Martins, António
Keywords: Informática aplicada
Avaliação do desempenho escolar
Microsoft Excel
DATA MINING
Issue Date: 2017
Citation: ALMEIDA, Daniela Patrícia de Barros - Fatores de sucesso na avaliação de questões de escolha múltipla: o caso de exames de excel [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15055>.
Abstract: A avaliação é uma componente de ensino-aprendizagem, realizada continuamente na sala de aula, pelo professor e pelo aluno e constitui um importante dispositivo pedagógico para o sucesso escolar dos alunos. No processo de avaliação, cabe ao professor procurar meios de melhorar a sua tarefa, de modo a construir métodos de avaliar, que vão de encontro ao que é lecionado nas aulas. Esta tarefa não é fácil e requer que o docente progrida continuamente, acompanhando a constante evolução dos avanços tecnológicos e educativos. Deste modo, pretende-se com o desenvolvimento deste projeto procurar fatores importantes do estudo que irão futuramente auxiliar os docentes na construção de métodos de avaliação. Esta dissertação foca-se na análise de perguntas de escolha múltipla de exames de Excel realizados no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), com vista a encontrar quais os fatores que influenciam a classificação obtida pelo aluno nos exames. Pretende-se, a partir desta análise, extrair conhecimento que possibilite a percepção da forma que cada um dos fatores analisados afetam os resultados, e que venha a contribuir para melhorar o desempenho do docente na construção de avaliações, tanto na estrutura de elaboração das questões, como no conteúdo a ser abordado em cada uma. Com este intuito, os dados da amostra serão utilizados na aplicação de técnicas de data mining para optimização das avaliações. Desta investigação irá resultar um modelo explicativo ilustrando quais das variáveis consideradas são relevantes para o estudo e qual a importância de cada uma. Deste modo, é possível extrair conhecimento útil que poderá suportar as decisões dos docentes na construção das avaliações futuras. O estudo destina-se a docentes que procuram melhorar o seu desempenho na elaboração de questões de escolha única.
Assessment is a teaching-learning component, carried out continuously in the classroom, by the teacher and by the student and is an important pedagogical device for the students' academic success. In the evaluation process, it is up to the teacher to find ways to improve his / her task, in order to construct methods of evaluation, which are in agreement with what is taught in class. This task is not easy and requires that the teacher progresses continuously, following the constant evolution of technological and educational advances. In this way, it is intended with the development of this project to look for important factors of the study that will in the future assist the teachers in the construction of evaluation methods. This dissertation focuses on the analysis of multiple choice questions from Excel exams at ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), in order to find out which factors influence the student's classification in the exams. The aim of this analysis is to extract knowledge that allows the perception of the way each of the analyzed factors affect the results, and that will contribute to improve the performance of the teacher in the construction of evaluations, both in the structure of elaboration of the questions, as in the content to be addressed in each one, ensuring that the knowledge to be evaluated goes against what is taught in class. For this purpose, the sample data will be used in the application of data mining techniques to optimize the evaluations. From this investigation will result an explanatory model illustrating which of the variables considered are relevant to the study and the importance of each. In this way, it is possible to extract useful knowledge that can support the decisions of the teachers in the construction of the future evaluations. The study is intended for teachers seeking to improve their performance in elaborating single-choice questions.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/15055
Thesis identifier: 201740109
Designation: Mestrado em Informática e Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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