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http://hdl.handle.net/10071/15052
Autoria: | Faria, Marisa Mendes |
Orientação: | Duarte, Alzira da Conceição Silva |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Programas de trainees em Portugal: uma dupla perspetiva |
Referência bibliográfica: | FARIA, Marisa Mendes - Programas de trainees em Portugal: uma dupla perspetiva [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15052>. |
Palavras-chave: | Política de desenvolvimento Recursos humanos Gestão de talentos Estágio de formação Portugal Práticas de desenvolvimento Programas de Trainees Human resources Talent management Development practices Trainees programs |
Resumo: | Devido às constantes mudanças no mercado de trabalho, as empresas debatem-se com a necessidade
de criar estratégias que lhes permitam garantir uma posição competitiva. Tendo em conta que os
recursos humanos assumem um papel estratégico na resposta aos múltiplos desafios que podem
surgir, a gestão de talentos tem assumido particular relevância, com cada vez mais empresas a
aderirem aos Programas de Trainees. Embora se reconheça que este tipo de Programas possui
práticas relacionadas com o desenvolvimento de potenciais recém-graduados, a literatura é muito
escassa sobre este tema, o que levou à criação de quatro questões de investigação. O estudo
exploratório incide sobre a perspetiva das empresas e dos trainees em relação aos Programas de
Trainees com o objetivo de compreender em que é que estes consistem e qual é a perceção de ambas
as partes face à sua realização. Concluiu-se que ambas percecionam os Programas de Trainees como
sendo uma prática de gestão de talentos que se foca na atração, desenvolvimento e retenção de
colaboradores com potencial elevado, uma vez que possui uma forte componente de recrutamento e
seleção e de formação. Nesta última, destaca-se a existência de práticas que potenciam o
desenvolvimento dos trainees, tais como a rotação de áreas, a mobilidade internacional e o mentoring.
Por último, verificou-se que estes Programas servem os objetivos de integração de potenciais
colaboradores na empresa visto que possibilitam a retenção dos trainees após conclusão do mesmo,
tendo um impacto positivo para ambas as partes em termos de aquisição e desenvolvimento de
talentos Due to the changes in the labor market, companies are faced with a need to create strategies to ensure a competitive position. Taking into account human resources play a strategic role in responding to certain challenges that may arise and the talent management has assumed special relevance with more and more companies creating Trainee Programs. Despite being a human resources development program, literature is very scarce on this topic, which has led to the creation of four research questions. The exploratory study focuses on the perspective of companies and trainees in relation to the Trainee Programs with the objective to know in what they consist and what is the perception of both parties in relation to their accomplishment. It was concluded that the two parties perceive Trainee Programs as a talent management practice that focus on the atraction, development and retention of employees with high potential, since it has a strong component of recruitment and selection and training. In this last one, the existence of practices that enhance the development of trainees, such as a rotation of areas, an international mobility and mentoring, stand out. Finally, it was found that these programs serve the objectives of integration of potential employees in companies because they enable a retention of apprentices after completion, having a positive impact for both parties in terms of acquisition and development of talent. |
Designação do grau: | Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_ECSH_DEP_Dissertacao_Marisa Mendes.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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