Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15042
Autoria: Corgas, Ana Beatriz Coutinho
Orientação: Martins, Dulce
Data: 2017
Título próprio: Aspirações de vida de estudantes universitários: um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Referência bibliográfica: Corgas, A. B. C. (2017). Aspirações de vida de estudantes universitários: um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15042
Palavras-chave: ISCTE-IUL Instituto universitário de Lisboa
Psicologia social
Estudante
Universidade
Estratégias de vida
Passagem à vida ativa
Aspirações de vida
Estudantes universitários
Alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Life aspirations
Career
University students
ISCTE-IUL master degree’s students
Resumo: O objetivo deste estudo foi perceber quais as aspirações de vida, pessoal e de carreira, dos estudantes de mestrado do ISCTE-IUL e deste modo identificar evidências de validade da CAS-R Aspirations Career Scale Revised (Gregor & O´Brien, 2015). Neste estudo participaram 206 estudantes universitários de mestrado do ISCTE-IUL. O processo de análise fatorial exploratória indicou a organização dos itens da escala em três fatores tal como aconteceu na escala original: 1. Aspirações de Liderança, 2. Aspirações de Educação, 3. Aspirações de Realização. No entanto, por verificações de discrepância de conteúdo de alguns itens, 4 foram eliminados ficando a escala final com 19 dos 24 itens iniciais. Os resultados mostraram os alunos universitários do ISCTE-IUL têm ambição de constituir família e de exercer uma profissão muito relacionada com a sua área de estudos. Para além disto, as suas aspirações de carreira situaram-se maioritariamente em aspirações de realização do que liderança e educação.
This study aimed to understand the life and career aspirations of the ISCTE-IUL master’s students and thus to identify evidence of validity of the CAS-R Aspirations Career Scale Revised (Gregor & O'Brien, 2015). This study involved 206 university students from the ISCTE-IUL master degree. The process of exploratory factorial analysis indicated the organization of the items of the scale in three factors as happened in the original scale: 1. Leadership Aspirations, 2. Education Aspirations, 3. Achivement Aspirations. However, by content discrepancy checks of some items, 4 were eliminated, leaving the final scale with 19 of the initial 24 items. The results showed the university students of ISCTE-IUL have ambition to set up family and to exercise a profession very related to their area of studies. In addition, their career aspirations were mostly focused on achievement aspirations rather than leadership and education
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_coutinho_corgas.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.