Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1504
Autoria: Souza, Marco Aurelio de Azevedo
Orientação: Ramos, Amilcar Selôres
Data: 2009
Título próprio: A mensuração de desempenho do sistema de controle do espaço aéreo – SISCEAB através do balanced scorecard
Referência bibliográfica: SOUZA, Marco Aurelio de Azevedo – A mensuração de desempenho do sistema de controle do espaço aéreo – SISCEAB através do balanced scorecard [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1504>.
Palavras-chave: Nova Administração Pública
Indicadores
Sistema de Controle de Tráfego Aéreo
Balanced Scorecard
New Public Administration
Indicators
System of Air Traffic Control
Resumo: O trabalho estuda o que poderá acontecer com o transporte aéreo nacional se não houver no Sistema de Controle do Espaço Aéreo uma gestão de indicadores que garanta o alinhamento do SISCEAB com a estratégia definida para o setor. O ponto de partida é a revisão teórica do tema a Nova Administração Pública, em especial sobre o controle e a gestão de indicadores na administração, aprofundando-se sobre indicadores para o serviço público e por fim, fazendo-se uma abordagem sobre o balanced scorecard e como poderia ser aplicado no sistema de controle do espaço aéreo. A obtenção dos elementos necessários para o estudo foi realizada através de pesquisa exploratória, envolvendo levantamento de fontes bibliográficas, documentais e estudo de campo, com pesquisa junto aos órgãos do SISCEAB, à aviação militar, que atuam em todo o território nacional e por fim, numa das duas maiores empresas da aviação brasileira a GOL S/A. Nos executores e usuários do SISCEAB verificamos a preocupação de que o aumento da demanda seja acompanhado de uma gestão moderna e transparente, mas principalmente, que todos os seus elementos estejam direcionados para uma estratégia de segurança e de eficácia. Entre as opções para tal, os entes públicos e privado referendaram a possibilidade de utilização do balanced scorecard, que devido a sua credibilidade, ligações com relação de causa-efeito, transparência e disseminação da estratégia, obteve uma grande aceitação, visando a melhora de performance do sistema e indiretamente, nas missões das Unidades Aéreas e no alcance das ambições estratégicas das empresas aéreas.
The study examines what might happen with the national air transportation if in the System of Air Traffic Control there is no management of the indicators to ensure the alignment of the SISCEAB with an established strategy for the sector. Firstly, a theoretical review of the theme on the New Public Administration was made, especially on the control and management of indicators in the administration. The study on the indicators for the public service was deepened and finally the balanced scorecard was approached as well as how it could be applied to the system of air traffic control. The methodology was based on an exploratory research including bibliographic and documental research and field study as well as inquiry on the SISCEAB sectors, the military aviation , which work throughout the national territory particularly on one of the two largest Brazilian Airlines – GOL S/A. In the executive and user sectors of SISCEAB, there has been a concern that the increase in demand is followed by a modern and transparent management, but mainly that all their elements are directed towards effectiveness and a safety strategy. Among the choices the public and private entities have attested the possibility of using the balanced scorecard which, due to its credibility, being related to the cause-effect relation ship, transparency and dissemination of the strategy, was largely accepted. This aimed to improve the performance of the system and indirectly in the missions of Air Units as well as in carrying out strategic ambitions on the part of airlines.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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