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http://hdl.handle.net/10071/14994
Autoria: | Pais, Pedro Manuel Pinto Caldeira |
Orientação: | Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da |
Data: | 2017 |
Título próprio: | O humor em protestos de rua: as manifestações anti-austeridade como espaços de discurso (in)formal e criativo |
Referência bibliográfica: | PAIS, Pedro Manuel Pinto Caldeira- O humor em protestos de rua: as manifestações anti-austeridade como espaços de discurso (in)formal e criativo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14994>. |
Palavras-chave: | Sociologia da comunicação Estratégias de comunicação Humor Criatividade Movimentos sociais Protesto popular Protesto político Identidade coletiva Institucionalismo Cultura de protesto Estratégia comunicacional Mudança social Social protest Social movements Creativity Institutionalism Culture of protest Collective identity Communication strategy Social change |
Resumo: | Esta investigação procura compreender o papel do humor e do discurso criativo e
informal em protestos e movimentos sociais em Portugal, entre 2011 e 2013, período
em que se verificaram manifestações de grande dimensão que contestavam políticas
sociais e económicas. Foi utilizado o método de Análise Crítica do Discurso para
analisar imagens de um protesto do Que se Lixe a Troika, bem como de uma
manifestação organizada pelos sindicatos, de modo a comparar o discurso entre
ambos, tendo também sido analisadas entrevistas a ativistas e sindicalistas que
participaram em manifestações e movimentos neste período. Sendo confirmada uma
utilização profícua de humor e discurso informal no protesto do Que se Lixe a Troika,
em comparação com uma linguagem historicamente formalizada no protesto dos
sindicatos, esta investigação conclui que tal se deve a um menor grau de
institucionalismo e a objetivos futuros coletivamente pouco definidos, baseados numa
identidade de resistência, a uma cultura de protesto de partilha positiva e otimista, bem
como à preocupação, por parte de muitos dos ativistas, em recriar a sua comunicação,
tanto linguística como esteticamente. São também discutidas as vantagens do humor
no que diz respeito ao protesto social, nomeadamente o seu papel na divulgação de
um problema social no âmbito público, o que contrasta com a sua pouca utilidade na
discussão formal e política do mesmo. This research seeks to understand the role of humor, creative and informal discourse in social protests and movements in Portugal, between 2011 and 2013, during which there were several large demonstrations that challenged social and economic policies. The Critical Discourse Analysis method was used to analyze images of a Troika protest and another organized by the unions, in order to compare the discourse between the two, and there were also conducted interviews with activists and trade unionists who participated in protests and social movements during this period. A profuse use of humor and informal discourse in the protest of the Troika, in comparison with a language historically formalized in union protest, is confirmed. This research concludes that this is due to a lesser degree of institutionalism and a less defined collective goals, based on an identity of resistance, to a positive, optimistic and sharing culture of protest, as well as to the concern of many activists to recreate their communication, both linguistically and aesthetically. Also discussed are the advantages of humor in relation to social protest, namely its role in publicizing a social problem in the public sphere, which contrasts with its little utility in the formal and political discussion of it. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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