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http://hdl.handle.net/10071/14964
Autoria: | Dias, Pedro Daniel de Castro |
Orientação: | Costa, Renato Lopes da |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Antropologia e gestão do conhecimento: a etnografia como ferramenta de captura e partilha de conhecimento numa empresa de consultoria |
Referência bibliográfica: | DIAS, Pedro Daniel de Castro - Antropologia e gestão do conhecimento: a etnografia como ferramenta de captura e partilha de conhecimento numa empresa de consultoria [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14964>. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Etnografia Antropologia das organizações Consultoria Cultura organizacional Consultoria Antropologia Ethnography Knowledge management Consultancy Anthropology |
Resumo: | A etnografia provou-se um método testado não só pelo tempo mas também pelos
diversos locus em que marcou a sua presença. Na Gestão do Conhecimento, apesar da
referência constante em estudos como um método possível de utilizar (Kane, Ragsdell, &
Oppenheim, 2005; McInerney & Day, 2007; Tian, Wang, & Dai, 2013), pouco se fez para
perceber a ligação deste método com modelos já existentes. Este estudo tem como objetivo
perceber as condições de Gestão de Conhecimento de uma organização de consultoria e se
as condições que apresenta através dos seus colaboradores se coadunam com as técnicas
da etnografia para a partilha e recolha de conhecimento. Estarão os trabalhadores com
competências altamente técnicas num contexto em que o seu conhecimento é o maior bem
que possuem dispostos a partilhá-lo? A organização suporta e encoraja essa partilha? O
estudo realizado aponta para uma vontade e disponibilidade dos colaboradores em
partilhar conhecimento com outros membros através do processo de Socialização do
modelo SECI (Nonaka, 1994) e a organização aparenta possuir metodologias em curso que
suportam esta preferência dos colaboradores. Urge a necessidade de em trabalhos futuros
verificar como se comportará a etnografia como método para iniciar o processo de partilha
de conhecimento até estar integrado como algo natural na organização. Ethnography has proven to be a method tested not only by time but also by the locus it has encountered. In Knowledge Management (KM), although there are constant references in previous studies as a possible method to use (Kane et al., 2005) not much has been done to understand the connection between this method and the KM models that already exist. This paper aims to understand the conditions for KM practices in a consultancy organization (everis Portugal) and if those conditions, as seen by their work force, can be combined with the techniques applied in ethnography for the sharing and gathering of knowledge. To do this it was important to know if the staff, who are mostly highly qualified, are available to share their knowledge when their knowledge is their greatest asset. It is also important to acknowledge if the organization itself encourages that sharing and supports it through incentives or recognition. The results of this study have shown a willingness from the employees to share knowledge with other members through the process of Socialization of the SECI model (Nonaka, 1994) and the organization appears to have in course the methods that support the preference showed by them. It is necessary however to research in the future how will ethnography adapt in this environment as a method to initiate the process of sharing knowledge until this is fully integrated as something normal in the organization. |
Designação do grau: | Mestrado em Informática e Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Final_MestradoIG_Pedro Daniel de Castro Dias_55597.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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