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http://hdl.handle.net/10071/14958
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Title: Inclusão das crianças com Síndrome de Down no ensino básico: estudo de caso
Authors: Fernandes, Iolanda Conceição
Orientador: Sebastião, João
Keywords: Sociologia da educação
Inclusão social
Necessidades educativas especiais
Criança
Área Metropolitana de Lisboa
Inclusion
Special educational needs
Down's syndrome
Inclusive School
Issue Date: 2017
Citation: FERNANDES, Iolanda Conceição - Inclusão das crianças com Síndrome de Down no ensino básico: estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14958>.
Abstract: Pretende-se com este trabalho analisar o processo de inclusão das crianças com NEE no sistema do ensino regular, procurando assim através das informações recolhidas junto das entrevistadas avaliar se o processo foi ou não bem conseguido nos agrupamentos em estudo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes sendo que na primeira fez-se uma revisão da literatura abordando o percurso do conceito de inclusão; das políticas levadas a cabo para a sua implementação; dos currículos e formação de professores que são alicerces do processo. A segunda abarca o estudo empírico que se desenvolveu no quadro de dois agrupamentos da Área Metropolitana de Lisboa seguindo uma abordagem qualitativa. Constituíram a amostra deste trabalho dez pessoas, todos com contacto ou experiência de trabalho com crianças portadoras de Síndrome de Down. De acordo com os dados recolhidos constatou-se que o processo de inclusão está a ganhar crédito na esfera social e principalmente educacional, trazendo vantagens como autonomia, autoconfiança, socialização, qualidade de vida etc., embora se verifique uma certa preocupação e dúvida no que diz respeito á sua concretização
The aim of this study is to analyze the process of inclusion of children with SEN in the regular education system, thus searching through the information collected from the interviewees to assess whether or not the process was well achieved in the clusters under study. The paper is divided in two parts, and in the first one a review of the literature was presented, approaching the concept of inclusion; of the policies implemented for its implementation; of curricula and teacher training that are the foundation of the process. The second one covers the empirical study that developed in the framework of two groupings of the Metropolitan Area of Lisbon following a qualitative approach. The sample consisted of ten people, all with contact or experience working with children with Down Syndrome. According to the data collected, it was found that the inclusion process is gaining credit in the social and mainly educational sphere, bringing advantages such as autonomy, self-confidence, socialization, quality of life, etc., although there is some concern and doubt about what relates to their.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14958
Thesis identifier: 201756471
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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