Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14944
Autoria: Portela, Alexandra de Oliveira
Orientação: Mateus, Sandra
Data: 2017
Título próprio: Educação escolar inclusiva:perspectivas dos professores de 1º ciclo do ensino básico de alunos com necessidades educativas especiais
Referência bibliográfica: PORTELA, Alexandra de Oliveira - Educação escolar inclusiva:perspectivas dos professores de 1º ciclo do ensino básico de alunos com necessidades educativas especiais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14944>.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Ensino básico
Integração escolar
Educação
Inclusão escolar
Educação especial
Education
Inclusive education
Special educational
Special educational needs
Basic education
Resumo: No âmbito do mestrado em Educação e Sociedade esta dissertação visa, a partir de um estudo de caso, conhecer as representações dos professores face a alunos com necessidades educativas especiais. Com o intuito de aprofundar teoricamente esta temática problematizou-se os conceitos de necessidades educativas especiais, educação especial, integração e inclusão escolar. Observam-se fatores como experiência docente, anos de serviço e formação especializada, comparando as respostas de docentes e não docentes e verificando se há variações de ideias relativamente à perceção de alunos com necessidades educativas especiais. Seguidamente dá-se relevância às necessidades e desafios sentidos, percebendo se os professores se sentem preparados para lidar com as questões da inclusão escolar. Analisam-se as dimensões mais organizacionais, tentando compreender que recursos existem na escola e quais são as articulações com outros colegas na resposta às necessidades educativas dos alunos com NEE. Conclui-se que, independentemente dos anos de serviço, da experiência profissional e da formação especializada dos professores titulares de turma, a inclusão dos alunos no espaço escolar e a heterogeneidade do grupo consistem num grande desafio para os técnicos profissionais da educação.
In the scope of the Master's degree in Education and Society this dissertation aims, from a case study, to know the teachers thoughts regarding students with special educational needs. In order to deepen this topic theoretically, the concepts of special educational needs, special education, integration and school inclusion were problematized. Factors such as teaching experience, years of service and specialized training are observed, comparing the responses of teachers and non-teachers, verifying if there are variations of ideas regarding the perception of students with special educational needs. Relevance is given to the needs and challenges felt, realizing if the teachers feel prepared to deal with the issues of school inclusion. Organizational dimensions are analyzed to understand what resources exist in schools, and what are the articulations between colleagues in the response to the educational needs of students with NEE. It is concluded, that regardless of years of service, professional experience and specialized training of class teachers, the inclusion of students in school and the heterogeneity of the group are a great challenge for professional education technicians.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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