Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14728
Autoria: | Carvalho, C. Conboy, J. Santos, J. Fonseca, J. Tavares, D. Martins, D. Salema, M. H. Fiuza, E. Gama, A. P. |
Data: | 2016 |
Título próprio: | Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
Volume: | 32 |
Número: | 3 |
Paginação: | 1 - 8 |
ISSN: | 0102-3772 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/0102-3772e323219 |
Palavras-chave: | Estudantes Características dos estudantes Rendimento escolar Modelação de equações estruturais |
Resumo: | Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar.pdf | Versão Editora | 389,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.