Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14728| Autoria: | Carvalho, C. Conboy, J. Santos, J. Fonseca, J. Tavares, D. Martins, D. Salema, M. H. Fiuza, E. Gama, A. P. |
| Data: | 2016 |
| Título próprio: | Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
| Volume: | 32 |
| Número: | 3 |
| Paginação: | 1 - 8 |
| ISSN: | 0102-3772 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/0102-3772e323219 |
| Palavras-chave: | Estudantes Características dos estudantes Rendimento escolar Modelação de equações estruturais |
| Resumo: | Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar.pdf | Versão Editora | 389,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












