Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14728
Author(s): Carvalho, C.
Conboy, J.
Santos, J.
Fonseca, J.
Tavares, D.
Martins, D.
Salema, M. H.
Fiuza, E.
Gama, A. P.
Date: 2016
Title: Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
Volume: 32
Number: 3
Pages: 1 - 8
ISSN: 0102-3772
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/0102-3772e323219
Keywords: Estudantes
Características dos estudantes
Rendimento escolar
Modelação de equações estruturais
Abstract: Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar.pdfVersão Editora389,94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.