Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14728
Autoria: Carvalho, C.
Conboy, J.
Santos, J.
Fonseca, J.
Tavares, D.
Martins, D.
Salema, M. H.
Fiuza, E.
Gama, A. P.
Data: 2016
Título próprio: Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
Volume: 32
Número: 3
Paginação: 1 - 8
ISSN: 0102-3772
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/0102-3772e323219
Palavras-chave: Estudantes
Características dos estudantes
Rendimento escolar
Modelação de equações estruturais
Resumo: Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar.pdfVersão Editora389,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.