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http://hdl.handle.net/10071/1449
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Title: O Processo de Aprendizagem Organizacional num Hospital – Estudo de Caso –
Authors: Gramacho, Ana Filipa Esteves Coimbra
Orientador: Moreira, Pedro Santos
Keywords: Conhecimento
Aprendizagem organizacional
Factores Facilitadores
Ciclo de Conhecimento
Knowledge
Organizational Learning
Easing Factors
Cycle of Knowledge
Issue Date: 2008
Citation: GRAMACHO, Ana Filipa Esteves Coimbra – O processo de aprendizagem organizacional num hospital – Estudo de caso – [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1449>.
Abstract: Estudo com objectivo principal de Compreender quais os Factores Facilitadores que mais se reflectem na Aprendizagem Organizacional. Para alcançar os objectivos propostos são analisadas e comentadas as teorias sobre Conhecimento, Aprendizagem Individual, Aprendizagem Organizacional, bem como as relativas ao Ciclo de Conhecimento nas Organizações. Como procedimento metodológico, este estudo envolve o método exploratório, numa abordagem quantitativa, realizada através de estudo de caso, mediante aplicação de questionário e pela análise documental. Indo ao encontro do objectivo, os Factores Facilitadores que mais se reflectem no processo de Aprendizagem Organizacional para a Organização em estudo são, positivamente, o Factor Facilitador 6 – EDUCAÇÃO CONTÍNUA reflectindo-se no estadio Disseminação, e, negativamente, o Factor Facilitador 10 – PERSPECTIVA SISTÉMICA, reflectindo-se no estadio Memória Organizacional. Neste sentido, os resultados obtidos apontam para uma Organização que valoriza a Aquisição de conhecimentos e a sua Disseminação pela Organização, dando, no entanto, pouca importância à Utilização desse conhecimento, com consequências directas no fraco desenvolvimento de Memória Organizacional, pelo que concluímos que esta apresenta resultados coadunantes com a existência de Aprendizagem Organizacional, no entanto com algumas “lacunas” em alguns dos estadios. Da análise pudemos concluir que a Organização, embora sem programas formais de Gestão do Conhecimento, encontra-se consciente que o Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional devem servir os propósitos maiores da instituição, apoiando-se na vantagem sustentável dos conhecimentos colectivos que agrega e os quais Dissemina e, ainda, a prontidão em Adquirir novos conhecimentos. No entanto, apresenta lacunas aquando da etapa da sua Utilização e criação de Memória Organizacional.
This study has his prime objective Understanding the easing factors who reflect themselves in the Organizational Learning. To achieve the proposed objectives, several theories are analysed and commented: theories about Knowledge, Individual Learning, Organizational Learning, as well as those relating to the Cycle of Knowledge in organizations. As methodological procedure, this study involves the exploratory method, in a quantitative approach, held through a case study, applying a questionnaire and the analysis of documentation. Following the objective of this study, the easing factors that most reflect themselves in the organizational learning process for the organization being studied are, positively, the easing factor 6 – Continuous education reflecting itself in the outcome of the Organizational Memory state. Accordingly, the results point to an organization that values the acquisition of knowledge and its dissemination by the Organization, giving, however, little importance to the use of this knowledge, with direct consequences on the weak development of Organizational Memory, by this, we conclude that this Organization shows common results to an Organizational Learning, but with some “gaps” in some of the stages. From this analysis, we can conclude that the Organization, although it hasn’t adopted formal programs for the management of knowledge, is aware that the Knowledge and Learning must always serve the larger purposes of the institution, by supporting itself in the sustainable advantages that the institution has, witch are the collective knowledge that aggregates and which disseminates, and the readiness to acquire new knowledge. However, it shows gaps during the stage of their use and creation of Organizational Memory.
URI: http://hdl.handle.net/10071/1449
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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