Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/14471
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Susana da Cruz-
dc.contributor.authorKatúmua, Martinho Bangula-
dc.date.accessioned2017-09-25T13:59:24Z-
dc.date.available2017-09-25T13:59:24Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.date.submitted2016-12-
dc.identifier.citationKATÚMUA, Martinho Bangula - O Ensino Superior angolano: políticas, modelos de governança e públicos (estudo na Província de Benguela) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, Ano. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14471>.por
dc.identifier.isbn978-989-8876-70-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14471-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o objetivo de compreender as políticas de educação, os modelos de governança em Angola, e as origens sociais, trajetórias académicas e expectativas dos estudantes angolanos, a partir de um estudo de caso realizado em duas IES da província de Benguela. Pretendeu-se, igualmente, através de um olhar analítico às políticas de educação, dar conta das principais alterações à governança das instituições de ensino superior (IES) em Angola e os efeitos do seu alargamento na composição dos seus atuais públicos. Entre outras, este estudo concluiu que o sistema de Ensino Superior (SE) angolano encontra-se numa fase de alargamento da sua base de recrutamento e que a província de Benguela apresenta uma população universitária muito jovem, de matriz socioeconómica heterogénea que, na sua maioria, protagonizaram percursos escolares marcados por quadros de insucessos nos níveis anteriores. Esta tese está estruturada em quatro capítulos e obedeceu uma abordagem metodológica que teve por base um inquérito por questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizada aos gestores universitários. Os dados recolhidos foram analisados em articulação com os diferentes contributos teóricos já existentes na área de estudo.por
dc.description.abstractThis work was carried out with the objective of understanding the education policies, governance models in Angola, and the social origins, academic trajectories and expectations of the Angolan students, based on a case study carried out in two HEIs in the province of Benguela. It was also intended, through an analytical look at education policies, to report on the main changes to the governance of higher education institutions (HEIs) in Angola and the effects of their extension on the composition of their current audiences. Among others, this study concluded that the Angolan Higher Education (SE) system is in a phase of enlargement of its recruitment base and that the province of Benguela has a very young university population, with a heterogeneous socio-economic matrix that, for the most part , Carried out school paths marked by failure charts at previous levels. This thesis is structured in four chapters and obeyed a methodological approach that was based on a questionnaire survey applied to students and semi-structured interviews conducted to university managers. The collected data were analyzed in articulation with the different theoretical contributions already existing in the study area.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPolítica de educaçãopor
dc.subjectOrganização do ensinopor
dc.subjectOrigem socialpor
dc.subjectEstudantepor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectGovernancepor
dc.subjectAngolan studentspor
dc.subjectSocial originspor
dc.titleO Ensino Superior angolano: políticas, modelos de governança e públicos (estudo na Província de Benguela)por
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101551010por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologiapor
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese-Martinho-Katúmua_versao-final_21_07_2017.pdf8.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.