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http://hdl.handle.net/10071/14471
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Title: O Ensino Superior angolano: políticas, modelos de governança e públicos (estudo na Província de Benguela)
Authors: Katúmua, Martinho Bangula
Orientador: Martins, Susana da Cruz
Keywords: Sociologia da educação
Ensino superior
Política de educação
Organização do ensino
Origem social
Estudante
Angola
Higher education
Governance
Angolan students
Social origins
Issue Date: 11-Jul-2017
Citation: KATÚMUA, Martinho Bangula - O Ensino Superior angolano: políticas, modelos de governança e públicos (estudo na Província de Benguela) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, Ano. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14471>.
Abstract: Este trabalho foi realizado com o objetivo de compreender as políticas de educação, os modelos de governança em Angola, e as origens sociais, trajetórias académicas e expectativas dos estudantes angolanos, a partir de um estudo de caso realizado em duas IES da província de Benguela. Pretendeu-se, igualmente, através de um olhar analítico às políticas de educação, dar conta das principais alterações à governança das instituições de ensino superior (IES) em Angola e os efeitos do seu alargamento na composição dos seus atuais públicos. Entre outras, este estudo concluiu que o sistema de Ensino Superior (SE) angolano encontra-se numa fase de alargamento da sua base de recrutamento e que a província de Benguela apresenta uma população universitária muito jovem, de matriz socioeconómica heterogénea que, na sua maioria, protagonizaram percursos escolares marcados por quadros de insucessos nos níveis anteriores. Esta tese está estruturada em quatro capítulos e obedeceu uma abordagem metodológica que teve por base um inquérito por questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizada aos gestores universitários. Os dados recolhidos foram analisados em articulação com os diferentes contributos teóricos já existentes na área de estudo.
This work was carried out with the objective of understanding the education policies, governance models in Angola, and the social origins, academic trajectories and expectations of the Angolan students, based on a case study carried out in two HEIs in the province of Benguela. It was also intended, through an analytical look at education policies, to report on the main changes to the governance of higher education institutions (HEIs) in Angola and the effects of their extension on the composition of their current audiences. Among others, this study concluded that the Angolan Higher Education (SE) system is in a phase of enlargement of its recruitment base and that the province of Benguela has a very young university population, with a heterogeneous socio-economic matrix that, for the most part , Carried out school paths marked by failure charts at previous levels. This thesis is structured in four chapters and obeyed a methodological approach that was based on a questionnaire survey applied to students and semi-structured interviews conducted to university managers. The collected data were analyzed in articulation with the different theoretical contributions already existing in the study area.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14471
Thesis identifier: 101551010
ISBN: 978-989-8876-70-6
Designation: Doutoramento em Sociologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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