Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/14358
Author(s): | Carvalhosa, S. F. Moleiro, C. Sales, C. |
Date: | 2009 |
Title: | A situação do bullying nas escolas portuguesas |
Volume: | 5 |
Number: | 13 |
Pages: | 125-146 |
ISSN: | 1646-2335 |
Keywords: | Bullying Contexto escolar |
Abstract: | O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A situação do bullying nas escolas portuguesas.pdf | 120,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.